22/04/2025 13:02

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
  • Home
  • Politica
  • alíquota de biogás e biometano será de 12% – Política Capixaba

alíquota de biogás e biometano será de 12% – Política Capixaba

Com a redução da alíquota, governo estadual pretende fazer frente à concorrência de empresas sediadas em outros estados

O governo do Estado pretende reduzir a alíquota de ICMS do biogás e do biometano de 17% para 12%. A medida consta do Projeto de Lei (PL) 591/2024, proposta do Poder Executivo que consta para leitura na sessão ordinária desta quarta-feira (18), às 9 horas. O Plenário realiza reunião virtual, com transmissão ao vivo pela TV Ales.

Para diminuir a alíquota, o texto estabelece mudanças na Lei 7.000/2001, que trata do imposto. A proposta insere uma alínea (“r”) no inciso II do artigo 20, para incluir as operações com biogás e biometano entre aquelas enquadradas na faixa de tributação de 12%.

Na justificativa da matéria, o governo alega que a iniciativa atende à demanda do setor de produção e distribuição de combustíveis no Espírito Santo, e que “tem por objetivo adotar medidas e mecanismos de proteção à economia do Estado, garantindo a competitividade do mencionado setor, frente à forte concorrência advinda de empresas sediadas em outras unidades da Federação”.

Na mensagem o governador cita a Constituição Federal no que diz respeito à garantia de um meio ambiente ecologicamente equilibrado. Para o governo, a redução do tributo para os biocombustíveis e para o hidrogênio de baixa emissão de carbono, com alíquota inferior a dos combustíveis fósseis, contribui para a questão ambiental  do Estado.

O biogás é retirado do processo de decomposição de resíduos orgânicos e o biometano é derivado da purificação do biogás, sendo considerados fontes de energia renovável.

Ainda segundo a justificativa, a política fiscal de redução de alíquota faz parte do esforço governamental, junto com entidades públicas e privadas, para a implementação e o desenvolvimento do Programa “ES Mais+Gás”, cujo  principal objetivo  é justamente fomentar o desenvolvimento sustentável do Estado a partir do gás natural e do biometano.

Acompanhe o andamento do PL 591/2024 na Ales

Fonte do Conteudo: lailamoyses – politicacapixaba.com.br

VEJA MAIS

Papa Francisco nomeou 108 dos 135 cardeais que elegerão o próximo pontífice

Quatro em cada cinco cardeais que elegerão o próximo pontífice foram indicados pelo papa Francisco.…

Agressores de animais não poderão ser nomeados na CMV

Projeto de Lei de autoria do vereador Bruno Malias prevê proibição de nomeação de agressores…