A Prefeitura de Itapemirim deu um passo decisivo para fortalecer a segurança pública municipal, especialmente nas áreas rurais, que representam mais de 70% do território local. O Decreto Municipal nº 21.368/25, que institui a comissão responsável pela última etapa do concurso da Guarda Civil Municipal, em andamento desde 2018 foi publicado nesta sexta-feira (11).
A medida visa garantir a realização do curso de formação dos aprovados, que deve ocorrer ainda este ano. Segundo a secretária municipal de Defesa Social, Acedina Souza, após anos de paralisação provocada por gestões anteriores, questões internas e os impactos da pandemia, o concurso será finalmente concluído.
Embora preveja 15 vagas, o número de candidatos aptos à fase final é superior, o que aumenta a expectativa da população e amplia o debate sobre a real necessidade de efetivo para o município. “A intenção da atual gestão é não apenas preencher os postos, mas reposicionar Itapemirim como referência em segurança pública integrada, por meio de ações preventivas e com foco na inteligência”, afirma Acedina.
Para a secretária, o fortalecimento da Guarda Civil Municipal representa um marco, pois, a guarda precisa ser reforçada. “Assim iremos ampliar a atuação em patrulhas urbanas, escolares, em eventos e, principalmente, na tão sonhada patrulha rural, um clamor antigo da nossa comunidade do campo. Com mais efetivo, poderemos atuar com mais presença, em parceria com outros órgãos de segurança como a PM, a Polícia Civil e a Guarda Patrimonial”.
Além da segurança ostensiva, o município investe em videomonitoramento com mais de 130 pontos ativos de vigilância, reforçando o caráter preventivo da atuação da Guarda. A comissão recém-criada irá agora avaliar o impacto financeiro da conclusão do concurso, incluindo custos com uniformes, viaturas, combustível e estrutura de apoio.
“Estamos iniciando uma nova fase, com responsabilidade e estratégia. A segurança pública de Itapemirim é prioridade, e o prefeito Geninho está comprometido com o nosso território, do centro à zona rural”, concluiu a secretária.
Texto de Mary Martins
Fonte do Conteudo: Redação Multimídia ESHOJE – eshoje.com.br