A plataforma Google Maps, que facilita a localização de mais de dois bilhões de viajantes, completa 20 anos nesta quinta-feira (6). Para celebrar a data, a empresa criou um ranking com as 10 atrações mais populares do mundo — lista que o CNN Viagem&Gastronomia obteve com exclusividade.
Os critérios de seleção consideraram os locais que geraram mais engajamento e interesse entre os usuários nos últimos anos. Ou seja: os pontos turísticos com maior número de avaliações ou fotografias publicadas. Spoiler: só um lugar do Brasil apareceu nesta lista, na sétima posição.
Veja ranking das 10 atrações mundiais com mais engajamento no Google Maps
10. Ponte Golden Gate, São Francisco (EUA)
A Ponte Golden Gate, que liga a cidade de São Francisco ao condado de Marin, na Califórnia, nos Estados Unidos, ocupou a 10ª posição no ranking do Google Maps. Projetada pelo engenheiro Joseph Strauss, a inauguração do ponto turístico ocorreu em 1937.
Com um relevo colinoso, São Francisco também é conhecida pela arquitetura vitoriana e pelo frio durante o ano todo, que faz parte do cotidiano de quem vive no município.
9. Basílica da Sagrada Família, Barcelona (Espanha)
A Basílica da Sagrada Família, localizada em Barcelona, na Espanha, foi o nono destino com mais engajamento no Google Maps. Do arquiteto catalão Antoni Gaudí, a construção do monumento começou em 1882 e só vai terminar em 2026, quando ultrapassará a Catedral de Ulm, na Alemanha, e se tornará a igreja mais alta do mundo.
Quando Gaudí morreu, em 1926, apenas cerca de 10% a 15% do projeto havia sido feito, incluindo um transepto, uma cripta e parte da parede da abside.
Após a construção ser interrompida pela Guerra Civil Espanhola no final da década de 1930, a maioria dos desenhos e modelos de Gaudí, cujo túmulo fica sob a catedral, foram destruídos.
Os projetos atuais são baseados em materiais sobreviventes e reconstruídos, bem como em adaptações reinventadas do original.
8. Coliseu, Roma (Itália)
Finalizado em 80 d.C., o Coliseu, localizado em Roma, na Itália, ficou na oitava posição na lista. Cobrindo dois hectares e com um tamanho equivalente a três campos de futebol, o local é o maior anfiteatro antigo, com capacidade para 80 mil pessoas. No auge do Império Romano, 87 mil pessoas lotavam os quatro andares da arena para ver as lutas de gladiadores.
7. Cristo Redentor, Rio de Janeiro (Brasil)
Localizado no Corcovado, no Rio de Janeiro, o Cristo Redentor foi o único ponto turístico brasileiro a aparecer no ranking do Google Maps, em sétimo lugar. Com 30 metros de altura e uma envergadura do mesmo tamanho, a construção do projeto aconteceu após o arquiteto Heitor da Silva Costa ganhar um concurso em fevereiro de 1922. Mais de 100 anos depois, a obra se tornou símbolo da capital fluminense e uma das Sete Maravilhas do Mundo.
6. Empire State Building, Nova Iorque (EUA)
Prédio icônico de Nova York, o Empire State Building ocupou a sexta posição no ranking do Google Maps. Construído entre 1930 e 1931 pelos arquitetos Shreve, Lamb & Harmon Associates e construtores Starrett Bros. & Eken, o edifício foi o primeiro com mais de 100 andares — hoje em dia, no entanto, o título de mais alto do mundo é o Burj Khalifa, em Dubai, com 163 pavimentos.
5. Universal Studios Hollywood, Los Angeles (EUA)
O Universal Studios Hollywood, parque em Los Angeles, na Califórnia, ocupou a quinta posição da lista do Google Maps. O destino oferece diversas atrações ao público, como a montanha-russa do personagem Hagrid, da franquia de “Harry Potter”, o simulador do “Meu Malvado Favorito” e uma área do Super Nintendo.
Universal Studios Hollywood: 100 Universal City Plaza/ Tel.: +1 800-864-8377/ Horário de funcionamento: todos os dias, das 9h às 18h/ Ingressos aqui
4. The Getty Center, Los Angeles (EUA)
O museu The Getty Center, em Los Angeles, na Califórnia, ocupou a quarta posição do ranking. O local oferece diversas exposições fixas e temporárias, que englobam projetos artísticos desde a Idade Média até hoje, além de pátio, jardim, uma vista deslumbrante e lojas. Para completar, a entrada é gratuita.
The Getty Center: 1200 Getty Center Dr, Los Angeles, CA 90049, USA/ Horário de funcionamento: terça e de sexta a domingo, das 10h às 17h30; sábado, das 10h às 8h. Fechado aos domingos.
3. Letreiro de Hollywood, Los Angeles (EUA)
Em terceiro lugar, apareceu o Letreiro de Hollywood, em Los Angeles. O local é um marco na história do país e um dos maiores pontos turísticos da Califórnia, que recebe por volta de 50 milhões de visitantes anualmente, segundo o Câmara do Comércio de Hollywood.
Idealizado em 1921 como uma propaganda temporária para vender casas de um condomínio na região, o plano era que o letreiro ficasse em exposição no local apenas por um ano e meio.
Porém, virou um marco histórico e turístico da região, aparecendo até em diversos filmes, como “Superman” (1978), “Independence Day” (1996), “Shrek 2” (2004), entre outros.
2. Getty Villa, Los Angeles (EUA)
Temporariamente fechado após o incêndio florestal que atingiu Los Angeles no mês passado, o museu Getty Villa apareceu em segundo lugar no ranking do Google Maps. O lugar oferece arte grega e romana da antiguidade, além de jardim, piscina (que não pode ser usada) e exposições temporárias. Não há previsão oficial de reabertura até o momento desta publicação.
Getty Villa: 17985 Pacific Coast Highway, Pacific Palisades, CA 90272
1. Torre Eiffel, Paris (França)
Considerado o ponto turístico mais visitado do mundo, a Torre Eiffel ocupou a primeira posição do ranking do Google Maps. Símbolo máximo da cidade, o projeto de Gustave Eiffel foi inaugurado em 1889 para celebrar o centenário da Revolução Francesa. A Torre possui uma altura de 330 metros.
Como o turismo de massa prejudicou o mercado? Especialistas explicam
*Com informações de Juliana Melguiso, colaboradora da CNN Brasil, e de Jack Guy e Amarachi Orie, da CNN internacional
Fonte do Conteudo: gabrielapiva – www.cnnbrasil.com.br