• Home
  • Politica
  • 83,2% dos capixabas aprovam gestão de Casagrande

83,2% dos capixabas aprovam gestão de Casagrande

Levantamento revela alta aprovação da gestão estadual chefiada por Casagrande e traça o perfil dos eleitores capixabas

Por Robson Maia

Em meio a um cenário político nacional marcado pela polarização, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, do PSB, alcança índices expressivos de aprovação entre os capixabas. É o que mostra um levantamento do Instituto Veritá, realizado nos dias 24 e 25 de abril de 2025, que aponta que 83,2% da população avalia a gestão estadual como “ótima”, “boa” ou “regular”.

Os números revelam que 32% dos entrevistados classificam o governo como “ótimo”, enquanto 28,6% o consideram “bom” e 22,7%, “regular”. Já as avaliações negativas somam apenas 16,7% — sendo 8,5% de “ruim” e 8,2% de “péssimo”. A pesquisa ouviu 1.058 pessoas com 16 anos ou mais, residentes no estado há pelo menos um ano. A margem de erro é de três pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%.

O diretor do Instituto Veritá, Pablo Boeacht, destaca a força do governador mesmo em um contexto político adverso. “O peso dos dados ressalta o bom gestor que é o governador Renato Casagrande. Apesar do Brasil estar polarizado e da pesquisa indicar que o Espírito Santo tem uma tendência mais à direita, ele consegue manter um índice de aprovação muito grande e uma avaliação negativa muito pequena. Isso indica que a gestão dele é de excelência”, avalia.

Segundo Boeacht, a performance de Casagrande vai além de alinhamentos partidários. “Mesmo o eleitor de direita acaba se rendendo ao bom gestor. Nesse ponto, a gestão dele acaba sendo irretocável”, completa.

Popularidade de Casagrande passa por redes sociais

O alto índice de aprovação do governador Renato Casagrande não se deve apenas à gestão administrativa. Nas redes sociais, Casagrande tem adotado um tom mais leve e descontraído, aproximando-se do público de forma espontânea.

Com postagens bem-humoradas, vídeos nos bastidores e interações diretas com os seguidores, é comum ver o governador realizando preparos de alimentos às sextas-feiras, “tietando” o neto e praticando exercícios físicos aos fins de semana. 

Casagrande quebra a formalidade típica da política, humanizando sua imagem e ampliando o alcance da sua comunicação. A presença digital estratégica tem contribuído para fortalecer sua popularidade, sobretudo entre os mais jovens, conforme mostra a aprovação entre o público de 16 a 34 anos, beirando a 80%.

Metodologia

A coleta foi feita por meio de entrevistas automatizadas com reconhecimento de voz e transcrição dos áudios para texto, utilizando dados do Censo 2022, da PNAD e do TSE 2024 para calibragem da amostra. Após a aplicação, 20% dos questionários passaram por checagem, com contatos por telefone e visitas aos entrevistados.

Fonte do Conteudo: Robson Maia – esbrasil.com.br

VEJA MAIS

Epic Universe ganhará novos restaurantes em 2026

Reprodução/X Até o momento, os nomes, temas e cardápios dos novos estabelecimentos permanecem em segredo…

Azul da início ao voo para Madri

PANROTAS / Karina Cedeño Abhi Shah, presidente, da Azul, Philipe Karat, head de Transportes da…

Pazolini participa de homenagem aos Pastores – Política Capixaba

Celebrado anualmente no segundo domingo do mês de junho, o Dia do Pastor foi lembrado…