Nesta quarta-feira (24), o Programa Academia Carioca, da Prefeitura do Rio de Janeiro, celebrou 17 anos de prestação de serviço à comunidade. A iniciativa se consolidou como uma das principais estratégias do Sistema Único de Saúde (SUS) para o estímulo a hábitos saudáveis e prevenção de doenças. Criado em 2009, o programa já beneficiou mais de 1,2 milhão de usuários da rede de Atenção Primária.
A Academia Carioca tem como objetivo melhorar os indicadores de saúde dos alunos através do acesso à atividade física supervisionada. Além disso, a estratégia pioneira fortalece vínculos comunitários, traz diversos benefícios à saúde e promove autonomia, sobretudo à população idosa.
O programa está presente em 222 unidades de Atenção Primária (centros municipais e clínicas da família) e hoje conta com 203 mil participantes, 57% deles com mais de 60 anos. Os alunos são impactados em vários aspectos das suas vidas, como destaca a coordenadora do programa, Junia Cardoso:
“São 17 anos de um programa que transformou as clínicas da família e centros municipais de saúde em espaços de encontro, acolhimento e promoção da vida. Cada aula representa uma oportunidade de cuidar da saúde, mas também de criar laços, recuperar a autoestima e descobrir que nunca é tarde para começar. Ver tantas histórias de superação nos emociona e reforça a certeza de que investir em boas práticas em saúde é investir nas pessoas”, celebra Junia.
Atualmente, o programa conta com 126 profissionais de Educação Física nas equipes de saúde, que apostam em atividades, como caminhadas, alongamento, dança, capoeira, ginástica, ações educativas e práticas coletivas, para desenvolver o bem-estar físico, mental, social e cultural dos participantes.
As atividades oferecidas têm registrado resultados altamente eficazes, com 90% dos participantes tendo registrado controle da pressão arterial, redução do peso corporal (61% ) e diminuição do índice de massa corporal (52%). Os indicadores são importantes para a prevenção e controle de doenças crônicas, como hipertensão e diabetes.
É caso do advogado Carlos Carvalho, de 48 anos, hipertenso desde os 16 anos. Acompanhado por médicos há anos, Carlos Carvalho conheceu o programa após uma consulta na Clínica da Família Luiz Moraes Júnior, em Botafogo, onde foram verificadas taxas altas nos seus exames. Entre as prescrições médicas estava atividade física, como relatou o advogado:
“Quando eu comecei no programa há 3 anos atrás eu pesava 125 kg, tinha colesterol alto, meus exames não eram bons. Em seis meses perdi 20 kg e minhas taxas já estavam normalizadas. Perdi 40 kg em um ano e o programa me ajudou muito nisso”, disse Carlos Carvalho, que prefere a Academia Carioca à academia particular, além de ser muito grato ao professor Felipe e seus colegas: “Fiz um grande círculo de amizades lá. Hoje procuro manter o meu peso, minha alimentação saudável e incentivar outros amigos do programa”, completou Carlos.
Moradora da Rocinha, Maria de Lourdes Marques, de 71 anos, participa da Academia Carioca há mais de 14 anos. A técnica de enfermagem aposentada pratica atividade física três vezes na semana na academia da Clínica da Família Maria do Socorro. Maria destaca que o programa entrou na sua vida em um momento difícil, trazendo muitos benefícios:
“Comecei no programa para ter uma ocupação. Ao longo da vida é preciso ter uma atividade para se manter ativa, sem adoecer. E a Academia Carioca foi perfeita, ela nos dá esse suporte. A gente socializa, faz passeios, atividades na praia, nos parques. Vai muito além do exercício físico. O contato com pessoas de outros territórios também abriu meu leque de conhecimento sobre outras realidades. Gosto muito de estar em contato com as pessoas e me sentir útil. E hoje eu digo que esse programa é a minha vida”, disse Maria de Lourdes.
Fonte do Conteudo: Patricia Lima – diariodorio.com
