04/02/2025 09:14

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
  • Home
  • Politica
  • Doação de comida: vereador que propôs multa pede desculpas, dizem ONGs

Doação de comida: vereador que propôs multa pede desculpas, dizem ONGs

São Paulo – Em encontro realizado na Câmara Municipal com entidades que atuam com pessoas em situação de rua, nesta segunda-feira (1º/7), o vereador Rubinho Nunes (União) se comprometeu a extinguir a proposta que prevê multa no valor de 500 UFESP [equivalente a R$ 17.680] a quem descumprir requisitos sobre doação de comida. 

O clima foi amistoso. E o vereador já começou pedindo desculpas por ter colocado o projeto em pauta. Geraldo Silva, presidente do Instituto Amigos, disse ao Metrópoles que 10 ONGs, sendo que parte delas do movimento Na Rua Somos Um, estavam na reunião. O Na Rua Somos Um é um grupo de ONGs que atua na assistência à população em situação de vulnerabilidade.

Rubinho disse que desconhecia a extensão dos impeditivos, impossíveis de serem acompanhados, que o projeto gerava. “Ele se colocou à inteira disposição para que novos projetos sobre cuidados com pessoas em situação de vulnerabilidade fossem apresentados”. Segundo Geraldo, representantes apresentaram o formato de trabalho – como o funcionamento do processo na rua – e o vereador se comprometeu em arquivar o projeto e não falar mais sobre ele. “E o mais importante: em clima saudável de desenvolvimento e contribuição”.

Participaram da reunião

MOVIMENTO NA RUA SOMOS UM
– Bumerangue do Bem
– Instituto Amigos
– Instituto GAS
– Ninho Social
– Pãozinho Solidário
– Superação

ONGs Parceiras
– Banho Solidário
– Céu Estrela Guia
– Moradores de Rua e Seus Cães
– Projeto Life

Segundo Geraldo, o vereador teve essa ideia baseada numa visita que fez na Vila Leopoldina. Foi aconselhado a participar das ações em diferentes lugares. “A ação de um grupo numa localidade é muito diferente de uma ação em outra localidade. Não é possível generalizar”.

Num vídeo publicado no Instagram do vereador, há uma frase sobre desperdício de dinheiro público. Nenhuma das ONGs mencionadas recebe dinheiro público. “Foi uma visão distorcida e ele pediu desculpas, foi maduro da parte dele. E nós precisamos do poder público com leis que ajudem a atuar, por exemplo, com certificações que garantem que organizações estejam em conformidade com o munícipio”, complementou.

Procurado, o vereador não respondeu ao Metrópoles. O espaço segue aberto.

Recuo

O vereador Rubinho Nunes (União), autor do projeto que estabelece regras para a doação de alimentos à população de rua, disse na sexta-feira (28/6) ao Metrópoles que fará uma alteração no texto, por meio de um substitutivo, para excluir a previsão de multa para pessoas físicas e entidades religiosas.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Homem furta celular de agente que morreu durante arrastão; veja vídeo

O celular do agente do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase), Alexander de Araújo Carvalho,…

Vereadora critica Pazolini por atrasos no Restaurante Popular

Promessa de campanha ainda do primeiro mandato de Pazolini, Restaurante Popular não foi reinaugurado Por…

OMS vai cortar custos e rever prioridades com anúncio de saída dos EUA

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, anunciou nesta segunda-feira (3)…