04/02/2025 14:56

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Avião que caiu no Cazaquistão desviou rota em meio a neblina e alerta de drone, diz Rússia

O órgão de fiscalização da aviação da Rússia disse nesta sexta-feira (27) que o avião da Azerbaijan Airlines que caiu no Cazaquistão na quarta-feira (25) decidiu desviar de rota em meio a uma densa neblina e um alerta local sobre drones ucranianos.

A Rosaviatsia afirmou que o capitão da aeronave recebeu a oferta de outros aeroportos para pousar, mas escolheu ir para Aktau, no Cazaquistão.

A agência pontuou que fornecerá suporte abrangente às investigações cazaques e azerbaijanas sobre o caso.

A Rússia pontuou que é importante esperar que uma investigação conclua seu trabalho para entender o que aconteceu. Quatro fontes do Azerbaijão disseram à Reuters na quinta-feira (26) que o avião foi atingido pelas defesas aéreas russas.

Indícios sugerem que avião foi abatido

Os primeiros indícios sugerem que um sistema antiaéreo da Rússia pode ter derrubado o jato de passageiros que caiu no Cazaquistão no dia de Natal, afirmou uma autoridade dos Estados Unidos à CNN.

Esta é a primeira vez que autoridades dos EUA avaliam o acidente de quarta-feira (25).

A agência de notícias Reuters também noticiou na quinta-feira, citando quatro fontes anônimas do Azerbaijão que teriam conhecimento da apuração do caso, que a defesa aérea da Rússia abateu a aeronave.

Se isso for confirmado, o avião pode ter sido identificado erroneamente, sendo que unidades russas mal treinadas dispararam negligentemente contra o uso de drones pela Ucrânia, segundo a fonte dos EUA.

Imagens compartilhadas nas redes sociais na quarta-feira mostraram buracos visíveis nos destroços do avião da Azerbaijan Airlines.

A Reuters conseguiu confirmar a localização e a data do vídeo e que os destroços correspondem ao avião do acidente. Veja:

Ainda assim, autoridades do Azerbaijão, Cazaquistão e Rússia pediram às pessoas que não especulem sobre o acidente até que as investigações sejam concluídas.

Uma comissão foi criada para investigar o caso, envolvendo representantes dos três países.

No entanto, as agências de aplicação da lei da Rússia e do Azerbaijão não terão permissão para conduzir uma investigação forense, pontuou o vice-primeiro-ministro do Cazaquistão, Kanat Bozumbayev, de acordo com a mídia estatal cazaque.

Fonte do Conteudo: tiagotortella – www.cnnbrasil.com.br

VEJA MAIS

Cientistas do Inca alertam para desinformação sobre câncer

No Dia Mundial do Câncer, celebrado nesta terça-feira (4), pesquisadores do Instituto Nacional de Câncer…

Em meio a polêmica, Claudia Leitte confirma presença em Carnaval de Guarulhos

Em meio a polêmica de intolerância religiosa, Claudia Leitte confirmou presença no Carnaval de Guarulhos…

Tênis de mesa: Calderano vence estreia no WTT Grand Smash em Singapura

Um dia após avançar às oitavas de final de duplas mistas, ao lado de Bruna…