04/02/2025 21:38

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
  • Home
  • Politica
  • Weverson anuncia corte de comissionados e limita gastos

Weverson anuncia corte de comissionados e limita gastos

Segundo o gestor, objetivo é aprimorar a aplicação de recursos públicos e tornar máquina pública mais eficiente; Comitê foi criado

Por Robson Maia

O novo prefeito da Serra, Weverson Meireles, do PDT, publicou um decreto que cria o Comitê Extraordinário de Avaliação do Gasto Público (Comex), órgão que será responsável por revisar a aplicação dos recursos públicos. Entre as ações já anunciadas estão o corte de gastos com cargos comissionados e limitação de valores para diárias, passagens e veículos.

Segundo Weverson, a criação desse comitê é “fundamental para redução de custos e melhoria na aplicabilidade dos recursos”. O gestor falou em tornar a máquina pública mais eficiente diante dos desafios traçados para os próximos anos.

“Estamos saindo de uma gestão altamente positiva, organizada e bem avaliada. É fundamental preservar a qualidade dos gastos e converter toda a economia gerada em serviços para atender à nossa população, que está em constante crescimento,” afirmou Weverson.

O Comex será responsável por analisar todas as despesas municipais, abrangendo desde contratos de grande porte até pequenas aquisições. O objetivo, segundo o Executivo municipal, é identificar oportunidades de economia que não comprometam a qualidade dos serviços prestados.

A expectativa é que, com a economia gerada, mais recursos possam ser direcionados para áreas prioritárias, como saúde, educação, segurança e infraestrutura.

“Este decreto reflete o compromisso da administração com a eficiência no uso dos recursos públicos. A criação do Comex é uma medida estratégica para garantir que os gastos sejam avaliados com rigor, assegurando a sustentabilidade fiscal e o alinhamento com as necessidades da população”, aponta o secretário da Fazenda e coordenador geral do Comitê, Henrique Valentim.

Entre as medidas previstas estão a revisão de contratos, buscando identificar cláusulas que possam ser otimizadas e oportunidades de redução de custos, a limitação de gastos como locação de veículos, passagens e diárias, e contratos de vigilância e limpeza, a redução de 10% dos cargos comissionados buscando otimizar a estrutura administrativa e o apoio a eventos culturais e esportivos que deverá ser mais restrito com critérios mais rigorosos para a liberação de recursos.

Segundo informações do Comitê, a economia gerada deve resultar em mais investimentos em áreas essenciais, na melhoria nos serviços públicos, já que a otimização dos gastos permitirá uma oferta mais eficiente e eficaz e uma gestão transparente, já que o colegiado vai emitir relatórios com os resultados do trabalho.

Vidigal exonerou mais de 800 comissionados

Em um dos últimos atos à frente da Prefeitura da Serra, o ex-prefeito Sergio Vidigal, do PDT, assinou a exoneração de 812 ocupantes de cargos comissionados do município. As saídas foram publicadas no Diário Oficial da última segunda-feira (30), véspera do fim da Era Vidigal.

As exonerações foram confirmadas em 24 decretos diferentes. Entre os setores mais afetados estiveram as Secretaria Municipal de Gestão e Planejamento (Segeplan), com 332, e Secretaria Municipal de Saúde (SESA), com 119.

Vidigal anunciou mudanças no último dia a frente da Serra – Foto: Assessoria

De acordo com a Prefeitura, as decisões foram tomadas para dar liberdade ao novo prefeito, Weverson Meireles, do PDT, de construir o mandato com sua equipe, de acordo com os critérios estabelecidos.

Nesta sexta-feira (3), parte dos exonerados chegaram a ser recontratados, contudo, em número inferior de saídas.

Fonte do Conteudo: Robson Maia – esbrasil.com.br

VEJA MAIS

Mulher é presa por injúria racial após ofender adolescente de 17 anos no ES

Uma mulher, de 43 anos, foi presa por injúria racial após proferir ofensas racistas contra…

Entenda o motivo da polícia investigar funcionários terceirizados da Fiocruz

A Polícia Civil do Rio de Janeiro informou que os dois funcionários da Fiocruz serão…

MPES determina que Câmara de Linhares vote reajuste para vereadores

Órgão informou em nota que projetos seguem parâmetros de transparência e responsabilidade fiscal; Vereadores de…