O setor de varejo do Espírito Santo se destacou nas contratações de novembro, com a criação de 1.387 postos de trabalho. Em 2024, o estado acumulou um saldo de 42.037 novas vagas com carteira assinada.
Os setores de comércio e serviços foram os responsáveis por manter o saldo positivo nas contratações do mercado de trabalho formal durante o mês de novembro, gerando, respectivamente, 1.535 e 844 novos empregos, totalizando 2.379 postos de trabalho.
Por outro lado, os três grandes setores da economia do estado – construção civil (-1.125), indústria (-811) e agropecuária (-248) – apresentaram mais desligamentos do que admissões, resultando em um saldo negativo. No total, o estado registrou um saldo de 195 novas vagas.
Considerando os dados até novembro, o mercado de trabalho capixaba acumulou 42.037 novas vagas em 2024, um aumento de 2% em relação ao mesmo período de 2023. O setor de serviços foi responsável por 22.069 contratações, representando mais da metade (52,5%) dos empregos formais gerados em 2024. Em média, o estado criou 3.822 vagas por mês.
As análises são do Connect Fecomércio-ES (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo), com informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
Com os novos empregos gerados ao longo de 2024, até novembro, o mercado de trabalho formal do estado conta com 916.365 postos de trabalho com carteira assinada, representando um aumento de 4% em relação ao mesmo mês de 2023.
A coordenadora de pesquisa do Connect Fecomércio-ES, Ana Carolina Júlio, ressaltou que, dentro do setor de comércio – a área que mais criou empregos em novembro –, o segmento de varejo se destacou com 1.387 novos postos de trabalho, responsáveis por 90,4% das contratações no setor.
“Novembro e dezembro são dois dos meses mais importantes para o varejo, com datas como a Black Friday e o Natal. Por isso, a partir de outubro, o segmento varejista começa a realizar novas contratações para atender ao aumento da demanda”, explicou Ana Carolina Júlio.
Ainda no comércio varejista, os segmentos de artigos de vestuário e acessórios (476 vagas) e de calçados e artigos de viagem (179 vagas) se destacaram, já que suas vendas são fortemente impulsionadas pela Black Friday e pelo Natal.
“Outro segmento que se destacou foi o de supermercados, com 304 novos postos de trabalho. O setor se ajustou ao aumento na demanda, especialmente no mês de dezembro, devido ao Natal, às festas de fim de ano e ao possível aumento do número de turistas que movimentam a economia capixaba durante o verão”, completou a coordenadora.
O setor de serviços, que ficou em segundo lugar nas contratações de novembro (844 novos empregos formais), também inclui segmentos influenciados pela demanda sazonal no final do ano. Entre eles, o setor de transportes, armazenagem e correios foi responsável pela criação de 369 novos postos de trabalho, refletindo o fortalecimento do e-commerce.
Outro destaque foi o segmento de alojamento e alimentação, com 175 empregos gerados. Esse setor, que abrange hotéis, bares e restaurantes, vê um aumento da procura durante a temporada de verão. O segmento de serviços para edifícios e atividades paisagísticas também se destacou, com 252 novas vagas, relacionadas à limpeza de prédios e atividades paisagísticas, especialmente no final do ano.
Dados por Município
Entre os municípios capixabas que mais contrataram, os principais destaques de novembro foram Vila Velha (310 vagas) e Guarapari (282 vagas). Os novos empregos criados em Vila Velha se distribuíram entre os setores de comércio (188 vagas) e serviços (185 vagas).
Já em Guarapari, cidade que recebe muitos turistas no final do ano e na temporada de verão, as contratações se concentraram principalmente nos setores de comércio e serviços.
Compartilhe nas redes sociais
Fonte do Conteudo: Luciana Máximo – www.espiritosantonoticias.com.br