Nem 50% do público-alvo de vacinação contra a dengue no Espírito Santo tomou a primeira dose de imunizante. O estado quer vacinar 246.651 crianças de 10 a 14 anos, mas apenas 113.874 foram vacinados, o que representa 46,17%. Esse percentual é ainda menor no que se refere à D2, com apenas 43.77 pessoas tomaram a segunda dose (17,75%).
Os dados foram divulgados pela transparência do portal Vacina e Confia da secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Nas últimas 24 horas, por exemplo, 498 pessoas se imunizaram.
A vacina contra a dengue está disponível em todos os municípios capixabas, e podem vacinar crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. A priorização deste grupo ocorre em virtude de ser a faixa etária que concentra o maior número de hospitalizações por dengue no País, depois de pessoas idosas, grupo para o qual a vacina não foi liberada pela Anvisa, e também pelo número limitado de doses ainda disponíveis.
A vacina contra a dengue apresenta um esquema de duas doses, com intervalo mínimo de três meses entre a 1ª e a 2ª dose. O início da vacinação contra a dengue no Espírito Santo aconteceu em março de 2024.
Sociedade médica alerta para baixa procura da vacina contra a dengue
Fonte do Conteudo: Danieleh Coutinho – eshoje.com.br