O litoral do Brasil faz parte dos destinos mais fotografados do país. Pelo menos, é o que aponta o ranking da plataforma Google Maps, que completa 20 anos nesta quinta-feira (6) e ajuda pessoas a se localizarem.
As atrações turísticas passam pelos estados do Rio de Janeiro, Pernambuco, Alagoas e Bahia. Muitos itens da lista mostram locais históricos e instagramáveis do país, além de outros que exaltam a natureza e biodiversidade local.
Veja as 5 atrações turísticas mais fotografadas do Brasil:
5. Praça do Marco Zero (PE)
O quinto lugar do ranking do Google Maps ficou com a Praça do Barão do Rio Branco, em Recife, em Pernambuco — oficialmente conhecida como Praça do Marco Zero. Afinal, é onde está o quilômetro zero das estradas do estado. Sendo um importante centro histórico, cultural e social da cidade, também marca a fundação do município, em 1537.
4. Escadaria Selarón (RJ)
A escadaria fluminense e instagramável Selarón, localizada entre os bairros de Santa Teresa e da Lapa, foi a quarta atração turística mais fotografada do Brasil. Com assinatura do chileno radicado no Brasil, Jorge Selarón, a obra de duzentos e quinze degraus começou a ser feita nos anos 1990.
O sucesso foi tão grande que artistas internacionais, como Snoop Dogg e a banda U2, já usaram o local como cenário de clipes musicais. Em 2015, a prefeitura do Rio tombou a escadaria.
3. Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais (PE/AL)
A Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais, que aparece em terceira posição entre os destinos mais fotografados do Brasil, fica entre o sul de Pernambuco e Maceió, capital do estado de Alagoas. Com cerca de 120 quilômetros de praia e mangues, a região é a maior unidade de conservação federal marinha costeira do Brasil, segundo o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade).
O local abrange diversos municípios, como Tamandaré, São José da Coroa Grande, Maragogi, Japaratinga, São Miguel dos Milagres. Por lá, o contato com a natureza é intenso com programas como caminhadas na praia, banho de mar, visita às piscinas naturais, avistamento de peixe-boi, mergulho livre e mais.
2. Museu Náutico da Bahia, Farol da Barra (BA)
A medalha de prata do ranking ficou com o Museu Náutico da Bahia — Farol da Barra. O monumento fica localizado em Salvador, cidade fundada pelos portugueses em 1549, que foi a primeira capital administrativa, portuária e militar do Brasil e uma das mais antigas do continente americano.
A atração reúne um acervo arqueológico com instrumentos de navegação e sinalização náutica, além de maquetes, miniaturas de embarcações e uma exposição sobre geografia, história e antropologia da Baía de Todos os Santos.
Além disso, também conta com exposições temporárias, observação com telescópios e binóculos e palestras ou atividades relacionadas ao estudo dos oceanos e dos mares. Para entrar, é necessário desembolsar a partir de R$ 10 (meia-entrada).
Museu Náutico da Bahia — Farol da Barra: Largo do Farol da Barra, s/n – Forte de Santo Antônio da Barra, Barra, Salvador – BA/ Tel.: (71) 3264 3296/ Horário de funcionamento: todos os dias, das 9h às 18h.
1. Cristo Redentor (RJ)
Além de entrar na sétima posição da lista das atrações mais populares do mundo do Google Maps, o Cristo Redentor ocupou a primeira posição do ranking dos pontos turísticos mais fotografados do Brasil na plataforma.
Localizado no Corcovado, no Rio de Janeiro, o ícone brasileiro tem 30 metros de altura e uma envergadura do mesmo tamanho. A construção do projeto aconteceu após o arquiteto Heitor da Silva Costa ganhar um concurso em fevereiro de 1922. Hoje, é símbolo da capital fluminense — e quiçá do Brasil.
14 restaurantes brasileiros estão entre os mil melhores do mundo
Fonte do Conteudo: gabrielapiva – www.cnnbrasil.com.br