A Operação Verão completou um mês neste domingo (05/10) com balanço de ordenamento urbano nas praias do Rio e parques municipais. De 05/09 a 05/10, a Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEOP) e a Guarda Municipal (GM-Rio) mobilizaram mais de mil agentes em patrulhamento, fiscalização e apoio ao trânsito.
O fim de semana foi marcado por ações contra ambulantes ilegais que vendiam bebidas destiladas na faixa de areia e no calçadão: 401 garrafas foram apreendidas, com apoio de drones. No período, a SEOP fiscalizou 980 barraqueiros legalizados; só neste fim de semana, 190 vistorias e 31 multas. No total do mês, 160 multas atingiram permissionários com irregularidades. A CCU recolheu centenas de mesas, cadeiras, churrasqueiras, isopores e carrocinhas fora das regras.
No eixo assistência social e segurança, a CATI abordou 8.143 pessoas em situação de rua na orla, com 213 acolhimentos. Houve 1.490 checagens de antecedentes, 601 objetos perfurocortantes e 8 simulacros apreendidos, além de entorpecentes. Dezoito pessoas foram conduzidas a delegacias; três permaneceram presas. Apenas no último fim de semana, foram 618 abordagens e 4 acolhimentos.
Para reforçar o monitoramento, o Centro de Operações e Resiliência (COR-Rio) instalou 21 câmeras de longo alcance, somando-se aos drones em apoio às Forças de Segurança.
“É sempre bom lembrar que o cidadão pode contribuir com as ações da Prefeitura do Rio denunciando pela Central 1746. Flanelinhas, ambulantes não legalizados e depósitos clandestinos, que armazenam dezenas ou até centenas de carrocinhas de gente que comercializa bebidas de procedência duvidosa, estão entre os nossos principais focos.” — Marcus Belchior, secretário de Ordem Pública
No trânsito, a GM-Rio registrou mais de 30 mil multas por infrações diversas desde 05/09. Agentes distribuíram 2.848 pulseiras de identificação em praias e parques, viabilizando o reencontro de mais de 20 crianças e adolescentes com responsáveis. Também houve prisões e conduções por furto, roubo e desacato.
Além das orlas das zonas Sul e Sudoeste, as equipes atuam no Parque Madureira Mestre Monarco, Parque Radical de Deodoro, Parque Oeste, Parque Realengo Jornalista Susana Naspolini, Parque Olímpico Rita Lee, Parque Carioca da Pavuna, e nas orlas da Ilha do Governador e de Paquetá — em integração com SEOP, CET-Rio, GM-Rio e Secretaria Municipal de Transportes.
Fonte do Conteudo: Redação Diário do Rio – diariodorio.com