Foto: Prumo Logística
O Porto do Açu, em São João da Barra, passou por uma vistoria técnica para avaliar se o Terminal Multicargas conta com estrutura adequada para comportar a fase experimental de exportação de gado vivo.
O teste foi realizado por representantes da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Sindicato Rural, FAERJ, SENAR, além de técnicos da Pesagro-Rio e da Superintendência de Defesa Agropecuária.
A iniciativa reposiciona o setor agropecuário fluminense, ao abrir oportunidades para o fortalecimento da pecuária do Estado do Rio e promover a expansão dos mercados internacionais, como explica o secretário de Agricultura, Dr. Flávio:
“Esse é um passo importante para o Rio de Janeiro. Estamos criando condições para que os nossos produtores tenham acesso a novos mercados e possam competir com igualdade com outros estados exportadores. O Porto do Açu tem potencial para se tornar um grande corredor de exportação do nosso agro”, afirma o secretário.
A fase experimental das exportações bovinas visa alinhar protocolos, assegurar o bem-estar animal e cumprir as exigências sanitárias para a operação. O projeto é mais um avanço rumo ao objetivo de posicionar o Rio de Janeiro como referência também na exportação pecuária, como ressalta CEO do Porto Açu, Eugenio Figueiredo:
“Estamos fortalecendo a parceria com o agro fluminense. A proposta é possibilitar que os produtores utilizem o Porto do Açu para o escoamento de suas produções. O porto possui uma estrutura moderna e preparada para movimentar diversos tipos de cargas”, afirma o executivo, acrescentado: “Nosso objetivo é mostrar como podemos ampliar a eficiência e a competitividade do setor, garantindo que os produtores tenham acesso a mercados internacionais, melhores preços e maior rentabilidade. Queremos trabalhar lado a lado com os produtores e com todo o setor agro, tendo o Porto do Açu como uma alternativa estratégica e promissora para o escoamento da produção”.
Fonte do Conteudo: Patricia Lima – diariodorio.com