07/05/2025 09:18

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
  • Home
  • Politica
  • Cachoeiro de Itapemirim pode se tornar oficialmente a capital do mármore e do granito – Política Capixaba

Cachoeiro de Itapemirim pode se tornar oficialmente a capital do mármore e do granito – Política Capixaba

Coronel Weliton é o autor da proposta sobre Município se destaca nacional e internacionalmente pela extração e beneficiamento dessas rochas

Conferir ao município de Cachoeiro de Itapemirim o título de Capital Estadual do Mármore e Granito. É o que estabelece o Projeto de Lei (PL) 260/2024, protocolado na Assembleia Legislativa (Ales) pelo deputado Coronel Weliton (PRD).

Na justificativa da proposição, o parlamentar conta que a exploração dessas pedras em Cachoeiro começou no final do século XIX, com imigrantes italianos que trouxeram técnicas de mineração e começaram a trabalhar nas pedreiras locais.

“Durante o século XX, a indústria de mármore e granito de Cachoeiro cresceu rapidamente. A cidade tornou-se um centro importante para a extração, beneficiamento e comercialização dessas rochas. (…) As pedras da região são utilizadas em construções, esculturas, revestimentos e decorações em todo o Brasil e em outros países”, ressalta.

Weliton ainda reforça que a indústria de mármore e granito desempenhou um papel crucial na economia e na cultura de Cachoeiro, gerando empregos e influenciando a paisagem urbana e cultural da cidade. “A tradição e o legado da indústria de pedras naturais continuam a ser uma parte fundamental da identidade de Cachoeiro de Itapemirim até os dias atuais”, afirma.

Para alcançar seu objetivo, o PL 260/2024 altera o anexo único da Lei 10.974/2019, que consolidou a legislação em vigor referente à concessão de títulos em homenagem a municípios do Espírito Santo.

Se  a proposição for aprovada e virar lei, a alteração na norma passa a valer na data de sua publicação em diário oficial.

Tramitação

A matéria foi lida no Expediente da sessão ordinária do dia 08 de maio e encaminhada para análise das comissões de Justiça e Finanças.

Acompanhe a tramitação do PL 260/2024

Fonte do Conteudo: biccasjunior – politicacapixaba.com.br

VEJA MAIS

Onde “Conclave“ foi filmado? Conheça cenários do filme na Itália

Ganhador do Oscar de Melhor Roteiro Adaptado, “Conclave” voltou ao radar de espectadores do mundo…

Copom deve elevar Selic em 0,5 ponto na reunião desta quarta

Pressionado pelo preço dos alimentos e de energia, o Comitê de Política Monetária (Copom) do…

Índia x Paquistão: Equipe da ONU vai à Caxemira atingida por ataques

Uma equipe das Nações Unidas chegou a um local na Caxemira administrada pelo Paquistão que…