Mais um caso de maus-tratos contra animais no Rio. Dessa vez foi no bairro de Benfica, na Zona Norte da cidade. Dois cãezinhos muito maltratados, imundos e com pelos embolados foram resgatados pelos agentes da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa dos Animais (SMPDA) na tarde de sexta-feira (26). Os funcionários se emocionaram ao ver o estado dos bichinhos, que segundo eles, lembrava o cão Scooby, resgatado no Ceará, em março deste ano, com 3 quilos de excesso de pelo.
A Prefeitura foi acionada pelo vereador Luiz Ramos Filho, da Comissão de Defesa dos Animais da Câmara, que recebeu inúmeras denúncias de moradores da favela Mandala, em Benfica, revoltados com o estado dos bichos. Vídeos encaminhados ao parlamentar mostram os cães vivendo num terraço imundo, sem cobertura, expostos ao sol e a chuva.






A secretaria da SMPDA, Jeneffer Coelho, que participou da ação, se emocionou. “Eu não aguentei e chorei muito ao ver o estado desses pobres animais. O tutor não queria nos deixar entrar, mas acabou me entregando os cães. Ele alegou não ter condições financeiras para cuidar dos cachorros, mas estava de cabelo bem cortado e me pareceu bem cuidado. Isso não é desculpa para deixar um animal nesta situação”, lamentou.
Os dois bichinhos foram levados para o hospital veterinário municipal Jorge vaitsman, na Mangueira, na Zona Norte do Rio, onde receberam cuidados, foram tosados, tomaram banho e foram examinados pelos médicos veterinários.
Os dois estão num lar temporário, serão castrados e colocados para adoção. “Há serviços públicos de atendimento aos animais. Não há justificativa para um tutor deixar um bichinho nesta situação. Vamos dar queixa à delegacia de proteção ao meio ambiente, para que este tutor responda pelo crime de maus-tratos. É bom lembrar que maltratar animais é crime e da entre dois e cinco anos de cadeia”, lembrou o vereador Luiz Ramos filho.
Fotos: SMPDA / Divulgação
Fonte do Conteudo: Daniela Calcia – diariodorio.com