O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) disparou ao menos sete alertas, em todas as regiões do país, para esta quarta-feira (5). O alerta laranja de perigo para chuvas intensas é válido para todo o país, e um alerta de onda de calor foi emitido para a região Sul.
O alerta de calor para o Rio Grande do Sul está válido desde a última terça-feira (4) segue ativo para grande parte do oeste do estado. Nas cidades de Bagé e Santa Maria, as temperaturas máximas podem atingir os 35ºC.
A cidade de Quaraí, que atingiu o recorde histórico de calor no Rio Grande do Sul com 43,8ºC, deve atingir a máxima de 37ºC nesta quarta.
Já as chuvas seguem imperando no restante do país. Na região Sudeste, quase todo o estado de São Paulo está em alerta de perigo para possíveis temporais que podem chegar a 100 milímetros no dia e ventos de até 100km/h.
Segundo a Climatempo, a previsão é de que, na Grande de São Paulo, as temperaturas variem entre 30°C e 32ºC, com a volta dos períodos de sol. As pancadas de chuva vão continuar ocorrendo sobre todo o estado de São Paulo devido ao aumento do calor e a umidade do ar elevada.
Outras regiões
O mesmo alerta emitido para todo o estado de São Paulo também é válido para o norte do estado do Paraná, na região Sul, os estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, na região Centro-oeste, além do sul do estado de Minas Gerais, também na região Sudeste.
Em Maringá (PR), as temperaturas devem variar entre 21ºC e 26ºC com chuvas fortes já no início do dia. Previsão semelhante a de Três Lagoas (MS), em que as chuvas devem durar o dia todo, com temperaturas máximas de 27ºC.
Na cidade de Uberlândia (MG) as chuvas estão previstas apenas para o período da tarde, com temperaturas que variam entre 19ºC e 28ºC. Já em Rio Verde (GO), com mínima de 21ºC e máxima de 27ºC, a chuva só deve parar no período noturno.
A região Norte também está sob a influência de zonas de perigo de chuvas intensas, com risco de cortes de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas nos estados do Amazonas, Pará, Tocantins e Amapá.
Estados da região Nordeste também apresentam previsão de acumulados significativos de chuva.
Fonte do Conteudo: Felipe Souza – www.cnnbrasil.com.br