• Home
  • Notícias
  • Rio de Janeiro
  • Cidade recebe o prêmio “Destaques Maio Amarelo 2026” pelas ações promovidas para reduzir acidentes no trânsito – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Cidade recebe o prêmio “Destaques Maio Amarelo 2026” pelas ações promovidas para reduzir acidentes no trânsito – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

O Monumento a Estácio de Sá foi um dos iluminados na cor amarela para chamar a atenção da população – Divulgação

O município do Rio de Janeiro recebeu na quinta-feira (25/06) o prêmio “Destaques Maio Amarelo 2026”, concedido pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), instituição sem fins lucrativos que se dedica a mobilizar a sociedade na redução dos índices de vítimas no trânsito. A cerimônia foi realizada em São José dos Campos, em São Paulo, onde a ONSV também celebrou seus 15 anos.

O troféu foi recebido pelo coordenador de Educação para o Trânsito da CET-Rio, Mauro Ferreira, que representou o município na mobilização da campanha Maio Amarelo realizada ao longo do mês de maio. A campanha teve a participação de diversos outros órgãos da Prefeitura do Rio, como CET-Rio, Guarda Municipal, Rioluz e as secretarias de Saúde, Educação e de Transporte, além do Detran-RJ, Instituto de Traumatologia e Ortopedia (INTO), Rio Ônibus, entre outros parceiros.

Com o tema “No trânsito, enxergar o outro é salvar vidas”, a campanha Maio Amarelo contou com uma série de ações de conscientização e de prevenção de acidentes de trânsito voltadas a motoristas, motociclistas e pedestres em pontos estratégicos da cidade, como a Quinta da Boa Vista, o Sambódromo e a Parada Duas Rodas em Botafogo. Diversos monumentos também foram iluminados na cor amarela para chamar a atenção da população, entre eles o Cristo Redentor, os Arcos da Lapa, o Museu de Arte do Rio e o monumento a Estácio de Sá.

O coordenador de Educação para o Trânsito, Mauro Ferreira, agradeceu a homenagem ao Rio de Janeiro e elogiou o tema da campanha escolhido para este ano.

— Enxergar o outro é salvar vidas vai muito além de enxergar o outro no momento da ação no trânsito. É reconhecer que o trânsito é um espaço coletivo e todos têm o direito de circular com segurança. É uma oportunidade para a gente realizar as ações ao longo do ano, mas com um tipo de visualização e engajamento maior e a participação de vários órgãos do município, do estado e federais, além da sociedade civil e da mídia. O maio amarelo virou uma marca reconhecida mundialmente e fortalecerá muitas ações daqui pra frente — destacou.

Categoria:

  • 26 de junho de 2026
  • Marcações: Destaques Maio Amarelo Maio Amarelo

    Fonte do Conteudo: Marluci Martins Leite – prefeitura.rio

    VEJA MAIS

    Cuidado psicológico ajuda paciente terminal a enfrentar diagnóstico

    O diagnóstico de uma doença sem possibilidade de cura costuma provocar uma série de mudanças…

    Copa do Mundo adota um minuto de silêncio às vítimas na Venezuela

    As partidas da Copa do Mundo 2026 desta sexta-feira (26/6) começaram com homenagens às vítimas…