24/05/2025 06:49

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Desabamento de Ginásio em Vitória ocorre durante Reforma | Jornal Espírito Santo Notícias

Uma forte comoção tomou conta do bairro Bento Ferreira, em Vitória, na tarde deste sábado (17), quando o Ginásio Jones dos Santos Neves, um marco histórico do esporte capixaba, desabou parcialmente. O incidente ocorreu por volta das 17h20, durante obras de reforma e ampliação que visavam modernizar o espaço. Apesar do susto e dos danos materiais, não houve registro de feridos.

No momento do colapso, o ginásio passava por uma significativa intervenção, orçada em cerca de R$ 29 milhões, com o objetivo de adequar a estrutura para receber eventos esportivos de maior porte. As obras, iniciadas em março deste ano, tinham previsão de serem concluídas no primeiro semestre de 2026. A parte da estrutura que cedeu foi o antigo telhado, que estava programado para ser substituído.

A Secretaria de Esportes e Lazer do Espírito Santo (Sesport) informou, em nota oficial, que o desabamento foi causado pelo rompimento do telhado. Já a Defesa Civil, que isolou imediatamente a área, trabalha com a hipótese de que uma forte rajada de vento pode ter sido o gatilho para o acidente. Segundo o órgão, a ventania teria arrancado algumas telhas, comprometendo os tirantes que sustentavam as pesadas treliças metálicas, levando à sua queda.

Prédios chegaram a tremer

O estrondo do desabamento pôde ser ouvido em bairros vizinhos, e moradores relataram que alguns prédios chegaram a tremer. Os escombros da estrutura atingiram veículos que estavam estacionados na rua lindeira ao ginásio. Embora relatos iniciais apontassem para três carros danificados, há informações de que mais veículos podem ter sido atingidos. A empresa responsável pela obra deverá arcar com os prejuízos dos proprietários.

Diante do risco de colapso da parte da estrutura que permaneceu em pé, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros isolaram completamente a área. A Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, uma importante via da região, precisou ser interditada em frente ao Instituto Braille, causando transtornos no trânsito local. A previsão é de que a parte remanescente do ginásio seja demolida ainda neste sábado por questões de segurança.

Remoção dos entulhos

O Ginásio Jones dos Santos Neves, carinhosamente apelidado de “DED”, tem uma longa história no cenário esportivo do Espírito Santo. Inaugurado em 1950 como Casa do Estudante Capixaba, o local se tornou um palco de importantes competições e eventos ao longo de décadas. Após um período de 16 anos sob administração municipal, o ginásio retornou à gestão estadual em 2022.

As autoridades competentes já iniciaram a investigação para apurar as causas exatas do acidente. Um laudo técnico preliminar é esperado para os próximos dias. Equipes também trabalham na remoção dos entulhos. O desabamento do tradicional ginásio levanta questionamentos sobre a segurança das obras e o impacto no calendário esportivo do estado. A comunidade esportiva capixaba aguarda ansiosamente por respostas e pela reconstrução deste importante espaço.

fonte: site colatinaemacao

Compartilhe nas redes sociais

Fonte do Conteudo: Luciana Máximo – www.espiritosantonoticias.com.br

VEJA MAIS

Esposa de Messi conta como lida com a exposição na internet: “Novidade pra mim”

Em entrevista, ela declarou que compartilha sua vida com muita responsabilidade, pensando no impacto sobre…

Caixa anuncia maior patrocínio da história para esportes paralímpicos

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e as Loterias Caixa anunciaram nesta quinta-feira (22) a renovação do…

Albânia, Namíbia e Índia suspendem importação de frango do Brasil

O Ministério da Agricultura e Pecuária informou nesta sexta-feira (23) que mais três países suspenderam…