Descoberta variação inédita de planta ornamental em Mimoso do Sul | Jornal Espírito Santo Notícias

Uma variação jamais registrada da planta ornamental Dichorisandra procera foi encontrada no Monumento Natural Serra das Torres (Monast), em Mimoso do Sul, região Sul do Espírito Santo. A descoberta foi feita pelo botânico Marcelo Leandro Brotto, do Museu Botânico Municipal de Curitiba (MBM), durante o projeto “Prospecção de Flora no Monumento Natural Serra das Torres”.

A Dichorisandra procera é uma espécie já conhecida nas regiões Sudeste e Nordeste do país. No entanto, a presença de pétalas azuis combinadas com sépalas amarelas é inédita na literatura científica até agora. O Monast é gerido pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).

De acordo com o gestor da unidade de conservação, Guilherme Carneiro, a novidade reforça o papel estratégico da pesquisa na preservação da biodiversidade. “Já conhecíamos indivíduos com a floração comum, de flores azuis, mas nunca havíamos visto essa variação com sépalas amarelas. Agora, precisamos mapear onde esses indivíduos estão presentes”, afirmou.

Carneiro também destacou que o cultivo da nova variação pode abrir possibilidades econômicas para as comunidades do entorno. “Essa nova variação reforça a riqueza e a singularidade da biodiversidade do Monast, evidenciando a necessidade de preservação e estudos contínuos sobre a flora local”, completou.

Compartilhe nas redes sociais

Fonte do Conteudo: Luciana Máximo – www.espiritosantonoticias.com.br

VEJA MAIS

Hotelaria nacional fecha 1 semestre com crescimento

Divulgação/ Accor Hotels Levantamento, que considera uma amostra de 608 hotéis associados e 94.724 unidades…

Azul, Gol e Latam garantem slots da Voepass em CGH

Divulgação/Aena Brasil Com toda esta redistribuição, portanto, a partir de outubro, a Latam somará 246…

Turismo internacional em Alagoas cresce 70% em 2025

Kaio Fragoso Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares recebeu 10,1 mil passageiros internacionais no primeiro semestre…