Uma variação jamais registrada da planta ornamental Dichorisandra procera foi encontrada no Monumento Natural Serra das Torres (Monast), em Mimoso do Sul, região Sul do Espírito Santo. A descoberta foi feita pelo botânico Marcelo Leandro Brotto, do Museu Botânico Municipal de Curitiba (MBM), durante o projeto “Prospecção de Flora no Monumento Natural Serra das Torres”.
A Dichorisandra procera é uma espécie já conhecida nas regiões Sudeste e Nordeste do país. No entanto, a presença de pétalas azuis combinadas com sépalas amarelas é inédita na literatura científica até agora. O Monast é gerido pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).
De acordo com o gestor da unidade de conservação, Guilherme Carneiro, a novidade reforça o papel estratégico da pesquisa na preservação da biodiversidade. “Já conhecíamos indivíduos com a floração comum, de flores azuis, mas nunca havíamos visto essa variação com sépalas amarelas. Agora, precisamos mapear onde esses indivíduos estão presentes”, afirmou.
Carneiro também destacou que o cultivo da nova variação pode abrir possibilidades econômicas para as comunidades do entorno. “Essa nova variação reforça a riqueza e a singularidade da biodiversidade do Monast, evidenciando a necessidade de preservação e estudos contínuos sobre a flora local”, completou.
Compartilhe nas redes sociais
Fonte do Conteudo: Luciana Máximo – www.espiritosantonoticias.com.br