Nos meus mais de 16 anos de atuação como diretor de instituições de ensino pude observar e comprovar a importância da educação nas vidas das pessoas. O ensino superior é não só uma forma de garantir que cada vez mais profissionais qualificados cheguem ao mercado, em especial, ao do Espírito Santo e Linhares, que cresce a cada dia e carece dessa mão de obra, mas também de proporcionar o desenvolvimento de habilidades.
O Dia Nacional da Educação, que é celebrado em 28 de abril, para mim, é uma forma de destacarmos exatamente isso. Como instituição de ensino, temos o compromisso de garantir que mais pessoas tenham acesso à educação,
Nesse cenário, não há como não falar sobre a educação a distância (EAD), que vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil e no nosso estado. Isso se deve, em parte, ao fato da modalidade ser uma opção que torna possível conciliar os estudos com outras atividades, como trabalho, cuidar da família ou qualquer outra prioridade. Na minha visão, a EAD torna possível não só que jovens possam se qualificar para o mercado de trabalho, mas também quem já está inserido e deseja buscar oportunidades melhores.
A flexibilidade que o modelo oferece aos estudantes é um fator singular. A rotina, horários e tudo aquilo que for adaptável é levado em consideração para as pessoas que precisam estudar em momentos que sejam mais convenientes no seu dia a dia. A educação a distância (EAD) emerge como uma ferramenta que viabiliza o acesso às metodologias educacionais que são adaptáveis as diversas realidades sociais e modalidades de linguagens. Adicionalmente, possibilita a interação com indivíduos de qualquer parte do globo, ampliando, dessa forma, as perspectivas culturais dos estudantes. Essa dinâmica enriquece a experiência de aprendizagem, proporcionando aos alunos uma compreensão mais abrangente e contextualizada do conhecimento.
Isto é, podemos dizer que o ensino a distância é uma opção que contribui para a democratização do acesso à educação, já que acaba tornando o ensino mais acessível para estudantes de diferentes classes sociais e regiões do país. Com a EAD, podemos falar em ensino de qualidade e em acessibilidade a todos que desejam estudar, tanto em relação ao investimento quanto às possibilidades de encaixar à rotina corrida que todos temos.
Roberson Fonte
Diretor de instituições de ensino há mais de 16 anos e atualmente está à frente da Faculdade Anhanguera de Linhares. O gestor possui amplo conhecimento em diversas áreas da educação, com vasta formação voltada para área, como em MBA em Gestão de Instituições Ensino e em Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas.
Fonte do Conteudo: Editoria ESHOJE – eshoje.com.br