O Espírito Santo é um dos estados que integram o grupo das chamadas “Onças Brasileiras” — mercados regionais com alto desempenho econômico, estabilidade institucional e avanços em desenvolvimento humano. Também fazem parte do grupo Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Em busca de novos mercados, representantes desses estados estiveram em Nova York, nos Estados Unidos, integrando uma missão empresarial promovida pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Entre os integrantes da comitiva brasileira, destaque para o presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), Paulo Baraona. A missão empresarial terminou ontem (16), e incluiu uma série de compromissos com foco no fortalecimento da indústria brasileira, na economia verde e na inovação. Entre eles, encontros com representantes do Banco Mundial e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), além de visitas técnicas à Universidade de Harvard e ao Massachusetts Institute of Technology (MIT).


Fórum Regional de Tecnologia e Inovação
Vitória sedia o Fórum Regional de Tecnologia e Inovação, com organização de Thiago Santos, presidente do LIDE ES, no dia 20 de maio. A programação inclui divulgação sobre inovação, inteligência artificial e cases de empresas como Embraer-X e GSK Brasil. Maira Habimorad (INTELI) e Flávio Loução (Energisa) estão entre os painelistas confirmados para o evento. A curadoria do encontro é do conselheiro e Head de Inovação e Tecnologia do grupo de nertworking empresarial, Francisco Carvalho.
Homenagem

Ontem, 16 de maio, a Câmara Municipal de São Gabriel da Palha realizou Sessão Solene para “Entrega de Título de Cidadania Gabrielense”. A Sessão aconteceu no Salão Paroquial da Igreja Matriz, e reuniu autoridades locais, e representantes da sociedade civil, em reconhecimento àqueles que contribuíram de forma significativa para o desenvolvimento do município. Entre os homenageados, o Deputado Federal Evair de Melo, e o Prefeito de Vitória Lorenzo Pazolini, que esteve acompanhado da esposa, a Promotora de Justiça, Paula Pazolini.
Conexa H
Mais de mil pessoas devem lotar o Centro de Convenções de Vitória no dia 11 de junho, no Conexa H. O maior congresso de gestão de pessoas do Estado trará mais de 20 palestrantes para abordar as principais tendências, desafios e novidades do mundo do trabalho. Entre os temas em debate, estarão: Semana de 4 dias, as novas regras para cuidar da saúde mental dos trabalhadores e felicidade no trabalho. O Conexa H é promovido pela ABRH-ES e está em sua 35ª edição.
Café de negócios

Ferramenta de telemedicina
A startup capixaba UpCities é a responsável pelo desenvolvimento da tecnologia que está transformando o atendimento em saúde pública em Vila Velha. A plataforma de telemedicina, implantada em parceria com a Prefeitura do município, acaba de ser reconhecida na 8ª Mostra “Espírito Santo, Aqui Tem SUS” e representará o Estado em mostra nacional em junho de 2025. Desde outubro de 2024, o sistema permite que moradores agendem e realizem consultas médicas online com praticidade, utilizando o aplicativo “Vila Velha On” ou o site oficial da prefeitura. Médicos generalistas estão disponíveis de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e a ferramenta oferece também emissão digital de receitas, atestados e pedidos de exames.
Jogos Capixabas de Medicina
Os Jogos Capixabas de Medicina (JCM), o maior campeonato universitário do Espírito Santo, começaram ontem (16), e prometem agitar o estado! Organizado por Vagner Loppes, da VL Boutique de Eventos, o evento reúne as atléticas de Medicina das principais instituições: Emescam, UVV, Multivix Vitória, Multivix Cachoeiro, UFES e Unesc. Até 25 de maio, o Clube Recreativo dos Estivadores, será o palco dessa grande festa esportiva, celebrando a saúde, o esporte e a união entre as universidades, com centenas de estudantes marcando presença em cada partida.
Lançamento

Integridade e inovação
No próximo dia 22 de maio, acontecerá a 25ª edição do Café Empresarial da Assevila. Com o tema “Integridade & Inovação – Fundamentos de uma Gestão Responsável”, o encontro vai reunir empresários e lideranças para discutir como a ética pode e deve ser aliada da transformação nos negócios. Os painelistas da vez são o diretor de Finanças da ArcelorMittal, Paulo Wanick, e o secretário de Estado da Justiça, Rafael Pacheco, com mediação do jornalista George Bitti.
Gincana solidária
A mobilização e o engajamento dos alunos da Unesc fizeram da edição deste ano da Acolhida Solidária um verdadeiro exemplo de empatia e solidariedade. Com a gincana solidária, foram 164 doações de sangue realizadas e 19 novos cadastros para doação de medula óssea. Além disso, 891 mechas de cabelo foram arrecadadas, destinadas a mulheres em tratamento oncológico, refletindo o cuidado e a sensibilidade dos participantes. A gincana solidária teve como campeões os cursos de Enfermagem, em primeiro lugar; Arquitetura e Urbanismo, na segunda colocação; e Estética e Cosmética, em terceiro.
Manhã de saber jurídico

A Escola Superior de Advocacia da OAB-ES promoveu uma manhã de reflexão e atualização sobre os 10 anos do Código de Processo Civil, reunindo grandes nomes do Direito. Após uma palestra repleta de contribuições técnicas e críticas relevantes, o doutor em Direito Leonardo Carneiro da Cunha posou ao lado do diretor-tesoureiro da OAB-ES, José Antônio Neffa Junior, do diretor-geral da ESA, Thiago Siqueira, do diretor Acadêmico da ESA, Marcelo Pacheco e do coordenador de Processo Civil da escola, Carlos Frederico, e Um clique que celebra o compromisso com a educação jurídica continuada.
Nova unidade
Leon Sayegh, diretor de expansão da Wellness Club, anuncia a abertura de mais uma unidade da rede de academias capixabas, em Vila Velha. A partir deste sábado (17), passa a funcionar a 15ª unidade, bairro Cobilândia, localizada na praça principal do bairro.
Rede sustentável
Dar um novo destino a materiais que seriam descartados é uma das práticas do McDonald’s, que reforça seu compromisso com a sustentabilidade. Neste Dia Mundial da Reciclagem, comemorado em 17 de maio, a rede celebra uma iniciativa que envolve economia circular dentro dos restaurantes. Isso porque a empresa conta com um programa de reaproveitamento de uniformes usados pelos funcionários, que não estão mais em condições de uso. Pela iniciativa, cerca 500 kg de tecido foram reciclados e transformados em mais de 700 aventais, que agora fazem parte do dia a dia das equipes do McCafé, de todo o Brasil.
Parabéns
A coluna deseja felicidades aos queridos Adriana Margon, Ticano Simmer, Gerdania Silva e Luciano Silva que hoje, dia 17 de maio, completam mais um ano de vida.
Você sabia?
O 17 de maio é o Dia Mundial da Hipertensão, dados que reforçam a importância do cuidado com essa doença, que pode ser silenciosa. “Quando não tratada, a hipertensão pode causar complicações como problemas renais e maior risco de eventos adversos, como o AVC. Por isso, é importante prevenir o desenvolvimento do quadro e, se ele surgir, fazer um controle para evitar a piora“, destaca o cardiologista André Cogo Dalmaschio.
Fonte do Conteudo: Gabriel Gomes – eshoje.com.br