Ex-ministro do governo Zelensky é preso acusado de corrupção

O órgão federal anticorrupção da Ucrânia (NABU) anunciou neste domingo, 15, a prisão do ex-ministro da Energia Hermann Halushchenko, envolvido em um caso de corrupção, quando ele tentava deixar o país.

“Hoje [domingo], ao cruzar a fronteira estatal, detetives do NABU prenderam o ex-ministro da Energia em conexão com o caso Midas”, afirmou o órgão em comunicado.

O caso Midas refere-se a um grande escândalo de corrupção no setor energético que abalou a Ucrânia no ano passado.

Embora o comunicado não mencione explicitamente Halushchenko, ele ocupou o cargo de ministro da Energia no ano passado e renunciou em novembro devido a esse caso.

Halushchenko foi um dos vários ministros que renunciaram em 2025 depois que o NABU descobriu um amplo esquema de lavagem de dinheiro no setor energético ucraniano que, segundo os investigadores, foi orquestrado por um aliado do presidente Volodymur Zelensky.

Continua após a publicidade

De acordo com o órgão anticorrupção, os envolvidos organizaram um sistema de comissões ilegais que totalizavam até 100 milhões de dólares (522 milhões de reais, na cotação atual) para desviar fundos.

Segundo os investigadores, Halushchenko obteve “benefícios pessoais” com o esquema. O caso gerou indignação pública em um momento de extensos apagões causados por ataques russos.

(com AFP)

Fonte do Conteudo: Felipe Barbosa – veja.abril.com.br

VEJA MAIS

Saiba como chegar na Sapucaí

Sambódromo da Marquês de Sapucaí – 08/03/2025 Portela – Foto: Marco Terranova | Riotur Para…

Lula inaugura emergência em hospital público do Rio de Janeiro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugura na manhã deste domingo de carnaval (15) o…

como pets ajudam na saúde mental de idosos

O envelhecimento pode ser marcado por mudanças na rotina e, muitas vezes, por períodos de…