A partir desta sexta-feira (18), paulistas e cariocas se preparam para o “feriadão” de páscoa. Em 2025, a junção de datas com a Sexta-feira Santa e o Dia de Tiradentes, na próxima segunda-feira (21), permitirão um descanso maior. No Rio, com a aproximação do Dia de São Jorge, a folga pode chegar a 6 dias.
Entenda a “super folga” no Rio de Janeiro
Com a aproximação dos feriados nacionais, alguns serviços públicos e privados terão o funcionamento modificado em função da decretação de pontos facultativos, que estão previstos nestes locais.
A CNN fez um levantamento sobre como vai funcionar os serviços essenciais, além de abertura e fechamento de instituições e repartições que atendem o público.
São Paulo
Em nota divulgada, o Governo de São Paulo informou que haverá alteração no funcionamento dos serviços devido aos feriados de Sexta-Feira Santa e Tiradentes, nos dias 18 e 21 de abril.
Na área de saúde, hospitais estaduais atendem normalmente, contudo, postos de doação de sangue terão algumas unidades fechadas. Na sexta-feira (18), os postos de doação da Pró-Sangue localizados em Mandaqui, Dante e Barueri estarão fechados. Por outro lado, os postos das Clínicas e de Osasco funcionarão das 8h às 16h. As Farmácias de Medicamentos Especializados (FMEs), as Unidades Dose Certa e os Núcleos de Apoio Farmacêutico (NAF) estarão fechados na sexta-feira e na segunda-feira.
Os postos do Poupatempo estarão fechados nos dias 18 e 21 de abril, mas funcionarão normalmente no dia 19 e 22. Os atendimentos digitais estarão disponíveis com mais de 3,7 mil serviços acessíveis. Agendamentos presenciais são obrigatórios e gratuitos, devendo ser feitos pelos canais oficiais.
No transporte público, durante o feriado da Sexta-Feira Santa até a segunda-feira, CPTM e Metrô terão operações especiais para garantir segurança e realizar obras.
A CPTM fará intervenções nas linhas, com alterações em horários e plataformas. Na sexta-feira, mudanças incluem embarque pelas plataformas 1 nas estações Comendador Ermelino e São Miguel Paulista, e trens com intervalos de domingo. No sábado (19) até segunda (21), o serviço 710 será interrompido, e embarques alterados na estação Brás. Na segunda-feira, haverá uso de plataformas específicas nas estações Palmeiras-Barra Funda e Botujuru. O Metrô funcionará normalmente, com monitoramento de demanda, especialmente em eventos no feriado.
Bibliotecas como a Biblioteca de São Paulo e a Biblioteca Parque Villa-Lobos funcionarão de sexta a domingo, com horário das 9h30 às 18h30, enquanto no dia 21 estarão fechadas. O Memorial da América Latina terá o Pavilhão da Criatividade aberto todos os dias.
Museus, como a Casa das Rosas, Museu Afro Brasil e Museu do Futebol, estarão abertos de 18 a 20, com horários variados. O Memorial da Resistência estará aberto de 18 a 21.
Os teatros Theatro São Pedro e Teatro Sérgio Cardoso terão programação especial apenas nos dias 18 e 20 e no dia 21 estarão fechados. Fábricas de Cultura do Setor A abrirão de 18 a 20, mas o Setor B estará fechado em diversos dias.
Escolas e diversas espaços culturais estarão fechados durante todo o feriado.
Na capital paulista
Os feriados de Paixão de Cristo e Tiradentes resultarão em alterações nos horários de funcionamento de diversos serviços municipais.
As Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs) e as Unidades Básicas de Saúde (AMAs/UBSs) funcionarão normalmente, com foco na vacinação.
O Rodízio Municipal de Veículos em São Paulo não será aplicado na sexta-feira (18) e na segunda-feira (21), retornando a partir da próxima terça-feira (22).
Os parques e centros esportivos estarão abertos, e a Ciclofaixa de Lazer funcionará nos dias 18, 20 e 21. Os parques e planetários municipais estarão abertos. Devido às datas comemorativas, a Divisão de Fauna Silvestre (DFS) terá horário reduzido, enquanto os Viveiros Municipais e a Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ) estarão com expediente suspenso.
A operação Estrada da CET será implementada de 17 a 22 de abril, prevendo um aumento no fluxo de veículos. Equipamentos de Inovação e Tecnologia e diversas praças de atendimento estarão fechados. Serviços de assistência social terão unidades abertas e fechadas.
Rio de Janeiro
O Governo do Estado do Rio de Janeiro anunciou um ponto facultativo nas repartições públicas estaduais para o dia 22 de abril de 2025.
Essa decisão leva em conta o feriado prolongado que vai da Sexta-Feira Santa (18) até o Dia de São Jorge (23). O decreto foi publicado no Diário Oficial na terça-feira (1º).
Essa medida se aplica a órgãos e entidades da administração pública estadual, englobando autarquias e fundações, excetuando-se os serviços essenciais, como segurança, saúde e outras assistências indispensáveis à população.
“Estamos proporcionando aos servidores a oportunidade de desfrutar de um momento de descanso com suas famílias durante esta importante celebração religiosa. Ao mesmo tempo, garantimos que serviços essenciais, como saúde e segurança, operem normalmente para atender a população. Estamos equilibrando o bem-estar com a responsabilidade no atendimento público”, afirmou o governador Cláudio Castro.
A CNN pediu informações sobre o funcionamento dos órgãos vinculados a prefeitura do Rio de Janeiro, mas não obteve retorno até o momento.
Fonte do Conteudo: robertosouza – www.cnnbrasil.com.br