Fiscalização na orla: drones, 21 câmeras e 30 mil multas de trânsito em um mês de Operação Verão

Divulgação

A Operação Verão completou um mês neste domingo (05/10) com balanço de ordenamento urbano nas praias do Rio e parques municipais. De 05/09 a 05/10, a Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEOP) e a Guarda Municipal (GM-Rio) mobilizaram mais de mil agentes em patrulhamento, fiscalização e apoio ao trânsito.

O fim de semana foi marcado por ações contra ambulantes ilegais que vendiam bebidas destiladas na faixa de areia e no calçadão: 401 garrafas foram apreendidas, com apoio de drones. No período, a SEOP fiscalizou 980 barraqueiros legalizados; só neste fim de semana, 190 vistorias e 31 multas. No total do mês, 160 multas atingiram permissionários com irregularidades. A CCU recolheu centenas de mesas, cadeiras, churrasqueiras, isopores e carrocinhas fora das regras.

No eixo assistência social e segurança, a CATI abordou 8.143 pessoas em situação de rua na orla, com 213 acolhimentos. Houve 1.490 checagens de antecedentes, 601 objetos perfurocortantes e 8 simulacros apreendidos, além de entorpecentes. Dezoito pessoas foram conduzidas a delegacias; três permaneceram presas. Apenas no último fim de semana, foram 618 abordagens e 4 acolhimentos.

Para reforçar o monitoramento, o Centro de Operações e Resiliência (COR-Rio) instalou 21 câmeras de longo alcance, somando-se aos drones em apoio às Forças de Segurança.
“É sempre bom lembrar que o cidadão pode contribuir com as ações da Prefeitura do Rio denunciando pela Central 1746. Flanelinhas, ambulantes não legalizados e depósitos clandestinos, que armazenam dezenas ou até centenas de carrocinhas de gente que comercializa bebidas de procedência duvidosa, estão entre os nossos principais focos.”Marcus Belchior, secretário de Ordem Pública

No trânsito, a GM-Rio registrou mais de 30 mil multas por infrações diversas desde 05/09. Agentes distribuíram 2.848 pulseiras de identificação em praias e parques, viabilizando o reencontro de mais de 20 crianças e adolescentes com responsáveis. Também houve prisões e conduções por furto, roubo e desacato.

Além das orlas das zonas Sul e Sudoeste, as equipes atuam no Parque Madureira Mestre Monarco, Parque Radical de Deodoro, Parque Oeste, Parque Realengo Jornalista Susana Naspolini, Parque Olímpico Rita Lee, Parque Carioca da Pavuna, e nas orlas da Ilha do Governador e de Paquetá — em integração com SEOP, CET-Rio, GM-Rio e Secretaria Municipal de Transportes.

Receba notícias no WhatsApp e e-mail

Fonte do Conteudo: Redação Diário do Rio – diariodorio.com

VEJA MAIS

Luisa Stefani vence estreia nas duplas do WTA 1000 de Wuhan, na China

Única brasileira no WTA 1000 de Wuhan (China), a tenista Luisa Stefani venceu a estreia…

Presos deixavam cadeia para “trabalhar” assaltando casas no DF

Parte da quadrilha que roubava casas e estabelecimentos cumpria prisão em regime semiaberto e praticava…

SP participa da Operação Baronato, que mira rede interestadual de fraude fiscal de mais de R$ 110 milhões em ICMS

A Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz-SP) atua como parceira…