inscrição gratuita para forças de segurança

Deputado Coronel Weliton defende isenção para policiais, bombeiros e agentes socioeducativos do ES, reconhecendo seu serviço à sociedade

Por Thamiris Guidoni

Policiais, bombeiros e agentes socioeducativos do Estado do Espírito Santo poderão ficar isentos do pagamento da taxa de inscrição em corridas de rua. A proposta é do deputado Coronel Weliton (PRD) e contempla as corporações militares, civis, penais e científicas.

Pela regra da matéria, todas as entidades organizadoras de corridas de rua realizadas no estado deverão garantir e prever a isenção nos regulamentos, sendo o direito concedido mediante a apresentação de documento oficial que comprove o vínculo ativo do interessado com o respectivo órgão de segurança pública.

O deputado defende que o direito seria uma forma de reconhecer o relevante serviço que os operadores de segurança prestam à sociedade, além de permitir a esses profissionais, “muitas vezes expostos a jornadas exaustivas e elevado estresse físico e emocional”, uma participação não onerosa de eventos que promovem o bem-estar social, saúde física e mental.

“Em todo o território estadual, tem se observado um crescente número de corridas de rua, muitas das quais com apoio e recursos públicos. No entanto, relatos de policiais e demais profissionais da segurança revelam dificuldades financeiras para custear as taxas de inscrição, o que acaba por inviabilizar sua participação”, explica Coronel Weliton.

Tramitação

O Projeto de Lei (PL) 519/2025 passará pelas comissões de Justiça, de Desporto, de Segurança e de Finanças da Assembleia Legislativa (Ales).

Fonte do Conteudo: Thamiris Guidoni – esbrasil.com.br

VEJA MAIS

Passeio inédito une moda e história em experiência imersiva no Centro do Rio

Chapelaria Denis Linhares, uma das poucas que mantém a produção artesanal na cidade / Crédito:…

CCJ da Câmara adia análise de PEC sobre redução da maioridade penal

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados adiou…

Por que a maioria das pessoas é destra? Estudo sugere resposta

Você provavelmente usa mais a mão direita para escrever, comer ou realizar tarefas do dia…