27/04/2025 01:47

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

INSS: devoluções a aposentados podem levar gasto bilionário ao governo

Enquanto são investigados os detalhes do esquema nacional de descontos associativos não autorizados, envolvendo o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), e os valores exatos em que aposentados e pensionistas foram lesados, o governo se prepara para restituir os brasileiros prejudicados pela fraude.

Segundo o ministro Ricardo Lewandowski, da Justiça e Segurança Pública, cada caso será examinado individualmente e “o dinheiro terá que ser restituído para aqueles dos quais foi retirado indevidamente”.

O relatório da Operação Sem Desconto divulgado pela Controladoria-Geral da União (CGU) mostra que os danos devem ser bilionários. Desde 2016, foram cobrados dos aposentados quase R$ 8 bilhões. E dentre um universo de 1.273 beneficiários, 97,6% disseram não ter autorizado o desconto.

Especialistas em contas públicas consultados pela CNN explicaram que os aposentados lesados terão direito à devolução do recurso com juros e outras indenizações e que estes pagamentos deverão ocorrer com verba do Orçamento federal.

Lewandowski chegou a ventilar na tarde da quarta-feira a possibilidade de bens apreendidos na Operação — carros de luxo, dinheiro em espécie, joias, quadros — serem utilizados para bancar parte das devoluções.

Na última atualização da operação, foram cumpridos 211 mandados de busca e apreensão, ordens de sequestro de bens no valor de mais de R$ 1 bilhão e seis mandados de prisão temporária. Além disso, seis servidores públicos foram afastados de suas funções.

Fonte do Conteudo: danilomoliterno – www.cnnbrasil.com.br

VEJA MAIS

Botafogo bate Fluminense pelo Brasileiro e volta a vencer após quatro jogos

Em clássico válido pela sexta rodada do Brasileiro 2025, o Botafogo venceu o Fluminense por…

Quadrilha é presa por furtar bolas, chuteiras e uniformes da CBF

Três pessoas foram presas em flagrante furtando materiais esportivos da Confederação Brasileira de Futebol (CBF),…

Argentina se despede do papa Francisco com “abraço simbólico” em missa

Argentinos se despediram do papa Francisco neste sábado (26), com uma grande missa ao ar…