04/02/2025 09:40

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Justiça eleitoral absolve prefeito e vice de Iconha

Diplomados e empossados, o prefeito e vice de Iconha, respectivamente, Gedson Brandão Paulino (Republicanos) e Fernando Caprini Volponi (PSB), não correm mais risco de perderem o comando do Poder Executivo. Nesta segunda-feira (27) o Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) absolveu a chapa eleita em outubro de 2024.

A Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) foi solicitada pelo Podemos, partido do candidato a prefeito concorrente, o ex-prefeito João Paganini. A alegação é de que o governo estadual assinou convênio para repasse de recursos para obras da prefeitura em 27 de junho deste ano, dias antes do período de proibição para realização de transferências voluntárias, custeando intervenções previamente contratadas para capeamento asfáltico de ruas de paralelepípedo, no valor total de R$ 5 milhões.

Segundo a acusação, as obras têm caráter flagrantemente eleitoreiro, pois representariam “medida meramente estética e superficial, desconsiderando pareceres técnicos”.

Com a decisão desta segunda, foi reformada a sentença do juízo da 35ª ZE de Linhares/ES, que havia condenado ambos à pena de cassação por abuso de poder político e econômico nas eleições de 2024, no âmbito de uma ação movida por partido adversário local.

O TRE-ES divergiu do entendimento do juiz e decidiu que não houve comprovação de irregularidades por parte do Prefeito e de seu Vice, reafirmando a legitimidade e lisura dos mandatos conquistados nas urnas.

Gedson foi eleito prefeito para o primeiro mandato a prefeito pelo Republicanos, em 2020. Ele também teve mandato como vereador pelo Partido dos Trabalhadores (PT) e concorreu à prefeitura em 2016 pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Apesar de ter origem política em um partido de esquerda, o atual chefe do Executivo tem apresentado uma guinada à direita ao longo dos anos. Nas eleições deste ano, o atual chefe do Exectutivo foi reeleito com 4,6 mil votos (51,84%), contra 4,1 mil (45,95%) de João Paganini e 199 votos (2,21%) de Hugo Durães (PT).

Fonte do Conteudo: Redação Multimídia ESHOJE – eshoje.com.br

VEJA MAIS

Religiosos e pesquisadores defendem fé que acolha população LGBTQIA+

As religiões podem se tornar espaços de acolhimento e de inclusão das diferentes orientações sexuais…

Organização civil de Porto Rico cria coalizão contra políticas de imigração

A União Americana pelas Liberdades Civis, de Porto Rico (ACLU-PR), e diversas organizações civis da…

Pai é preso suspeito de matar o filho de 6 anos no ES

Um homem de 37 anos foi preso no último sábado (1º) suspeito de matar o…