04/02/2025 14:10

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
  • Home
  • Politica
  • Lula: “Gasto é pagar 13,75% de juros; saúde e educação são investimento”

Lula: “Gasto é pagar 13,75% de juros; saúde e educação são investimento”

São Paulo – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a criticar a taxa de juros, na manhã desta sexta-feira (2/6), e afirmou que recursos para a educação e a saúde não podem ser considerados gastos, mas investimentos.

As declarações foram dadas durante a inauguração de um novo bloco na Universidade Federal do ABC (UFABC), em São Bernardo do Campo (SP), berço político do petista.

“Gasto é a gente pagar 13,75% de juros para o sistema financeiro deste país”, disse ele em referência à manutenção da taxa de juros básicos em 13,75% ao ano. A Selic segue no maior nível desde novembro de 2016.

Desde que assumiu o governo, Lula não tem poupado críticas à política monetária do Banco Central (BC), comandado por Roberto Campos Neto, indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

1 de 8

Lula e Janja em evento na UFABC

Reprodução/TV Gov

2 de 8

Lula em evento na UFABC

Juliana Arreguy/Metrópoles

3 de 8Juliana Arreguy/Metrópoles
4 de 8

Estudantes protestam durante evento com Lula na UFABC

Juliana Arreguy/Metrópoles

5 de 8Juliana Arreguy/Metrópoles
6 de 8Juliana Arreguy/Metrópoles
7 de 8Reprodução/TV Gov
8 de 8Reprodução/TV Gov

O presidente também afirmou que “educação e saúde não são gastos; são investimento”, enquanto os estudantes da UFABC protestavam contra o marco fiscal proposto pelo ministro Fernando Haddad (Fazenda) para substituir o teto de gastos.

Presente no evento, o próprio Haddad também discursou. Ex-ministro da Educação, ele era o titular da pasta quando a UFABC foi inaugurada, em 2006, durante o primeiro mandato de Lula.

“Vocês continuam com um aliado no Ministério da Fazenda”, disse Haddad aos alunos, sob aplausos.

Estudantes, professores, organizações e entidades têm defendido que recursos para a área da educação fiquem fora das regras do marco fiscal.

Lula participou do evento acompanhado pela primeira-dama, Janja, e pelos seguintes ministros:

Também participaram do evento o prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando (PSDB), adversário do PT; o senador Alexandre Giordano (MDB-SP), que assumiu a vaga em 2021 após a morte de Major Olímpio, de quem era suplente; os deputados petistas Arlindo Chinaglia e Vicentinho, além do psolista Ivan Valente e do deputado estadual Eduardo Suplicy (PT).

Novo bloco

O bloco Zeta da UFABC é um prédio construído no campus de São Bernardo e que vai abrigar 22 laboratórios de pesquisa científica e inovação tecnológica nas mais diversas áreas, como genética, desenvolvimento energético e equipamentos médicos. Há um laboratório, por exemplo, destinado ao desenvolvimento de inovações em doenças cardíacas complexas.

O bloco que abriga esse laboratório tem 5,8 mil metros quadrados e conta também com 12 laboratórios de iniciação científica, além de salas de aula voltadas para a pós-graduação.

A construção do novo bloco contou com financiamento do governo federal, por meio do orçamento da UFABC, do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Finep) e de emendas parlamentares, além de recursos individuais de deputados federais. O valor total de investimento foi de R$ 28,5 milhões.

Fonte do Conteudo: Juliana Arreguy – www.metropoles.com

VEJA MAIS

Grupo ligado ao PCC movimentou R$ 20 mi com tráfico interestadual de drogas

A Polícia Civil de Tocantins prendeu 15 pessoas, sendo nove mulheres e seis homens, em…

Alerta: Sudeste pode ter “toda a chuva de fevereiro“ em três ou quatro dias

Um novo evento da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) deve provocar chuva volumosa…

Memorial Brumadinho: conheça homenagem às vítimas do rompimento da barragem

A cidade de Brumadinho, em Minas Gerais, ganhou um memorial para homenagear as 272 vítimas…