O Projeto Mar Aberto traz a subjetividade dos pescadores de Itapemirim em vídeo, fotografia e texto.
Amanhã e sábado, 10 e 11, o Porto Pesqueiro de Itaipava recebe o projeto Mar Aberto, uma proposta de artes integradas com foco nas artes visuais trazendo a subjetividade dos pescadores de Itaipava, o maior porto pesqueiro do Espírito Santo. O projeto prevê um curta-metragem documentário a partir de depoimentos de oito pescadores, fotografia e a transcrição de histórias contadas por eles. As obras serão expostas no evento de mesmo nome das 17 às 22 horas com entrada franca.
O Mar Aberto foi aprovado pela Lei Paulo Gustavo de Itapemirim pelo artista visual e pesquisador de linguagens João Vitor Barbosa e pela multiartista e produtora cultural Ivny Matos, ambos residentes no município, onde desenvolvem diversos projetos culturais. A ideia surgiu quando Ivny Matos se mudou para Itaipava em 2011 e ficou muito impressionada com a cultura local “como eu já tenho esse olhar poético, espiritual da vida, fiquei muito curiosa em ouvir dos pescadores sobre sua relação subjetiva com o mar, pois muito se fala de outros aspectos da pesca, mas quem faz a pesca são os pescadores e eles são, antes de tudo, pais, maridos, filhos, homens corajosos”, confessa Ivny.
As gravações para o documentário começaram no início de novembro, mesmo mês em que os produtores abriram um chamamento para artistas visuais, plásticos e artesãos para também comporem a exposição, com obras autorais e exclusivas com a temática do projeto. Mar Aberto, o evento, que acontecerá em janeiro, terá também em sua programação a exibição do curta documento- ficção “O Pescador” de Ivny Matos e Marcelo Ferreira, um Baquete de PANCS (plantas alimentícias não convencionais), um projeto de Cristiano Saturnino e o Sarau Abissal com palco livre, desfile, teatro entre outras atrações.
“Considero muito complexo propor a criação artística a partir de subjetividades. Acredito que a troca de saberes e a escuta sejam essenciais nesses processos. Vamos pensar juntos sobre território, identidade, subjetividade e memória, nesse mar tão sensível quanto impiedoso. A relação está “solo”, o nome dado ao momento em que o pescador não está pescando, mas se reconhece como ser humano em mar aberto, navegando ondas e sentindo atmosferas”, reflete João Vitor sobre o processo de realização do projeto, que está saindo do papel e do mundo das ideias.
Ocupação do Porto de Itaipava
Uma das características mais interessantes do Mar Aberto é a ocupação artística do Porto de Itaipava, um espaço imenso que não está sendo utilizado em todas as suas possibilidades, e muitas vezes questionado em sua real utilidade. A realização de uma exposição de artes no local, traz a reflexão sobre este e outros assuntos que permeiam a pesca, a cultura local, o tempo e o espaço de forma artística e que promete ser lindo. Os idealizadores do projeto pretendem ocupar apenas o lado aberto da estrutura, preenchendo com uma iluminação especial, música ambiente peças em madeira naval, além das obras expostas, fotografias, textos e vídeos.
O projeto Mar Aberto conta com uma equipe majoritariamente de Itaipava/ Itaoca com participações especiais dos profissionais de Vitória, Fábio Mello designer e André Stefson iluminador. Fotografia, produção, edição e direção João Vitor Barbosa, Ivny Matos na produção e direção geral, Lázaro Cabral nas mídias sociais.
É possível acompanhar as etapas de realização do projeto pelo Instagram do @projeto.mar.aberto.
PROGRAMAÇÃO
SEXTA 10/01/25
17H – Abertura da exposição com o Banquete de PANCS (plantas alimentícias não convencionais), projeto de Cristiano Menezes Aguiar.
17:30H- Apresentação do grupo teatral Ciafizarte de Itapemirim.
18:30H – Roda de conversa MULHERES E O MAR com as atrizes e entrevistadas para o filme O PESCADOR- mediação FEPNES.
20h – Estreia do filme – O Pescador – Projeto Poesia Urgente de Marcelo Ferreira e Ivny Matos.
SÁBADO 11/01/25
17H – Abertura da exposição com o Banquete de PANCS (plantas alimentícias não convencionais), projeto de Cristiano Menezes Aguiar.
18H – Exibição dos filmes NEM UM POÇO A MAIS de Ricardo Sá e ANTES QUE O PORTO VENHA de Isabela Nardi e bate papo com os diretores e representantes.
20H – Estreia do filme Mar Aberto com a presença dos pescadores.
21H- Sarau Abissal- palco livre para todas as artes.
21:30h- Encerramento com o Desfile Temático em Homenagem aos Pescadores, produção de Ita Nunes.
SERVIÇO:
Projeto Mar Aberto
Evento Gratuito de Artes Visuais
Data: 10 e 11 de janeiro de 2025.
Local: Porto Pesqueiro de Itaipava
Horário: 17 às 22 horas
Contato: 27 997423181
Compartilhe nas redes sociais
Fonte do Conteudo: Luciana Máximo – www.espiritosantonoticias.com.br