
Neste domingo (21/09), o Novo Mercado São José reabriu na Rua das Laranjeiras, depois de seis anos fechado. O prédio passou por uma restauração completa de quase dois anos, que consumiu R$ 10 milhões em recursos da iniciativa privada. A reforma trouxe novidades como um terraço para bares e um prédio anexo de 180 metros quadrados, distribuídos em três pavimentos e com elevador para garantir acessibilidade.
Tombado em 1994 e com mais de um século de história, o prédio manteve símbolos históricos, como a imagem de São José na fachada, o oratório e a fonte interna, todos revitalizados.
Os boxes de produtores ficam na construção original, enquanto o anexo abriga restaurantes nos dois andares superiores e reserva o térreo para atividades culturais com programação regular divulgada nas redes sociais do Mercado. São 11 boxes no total, incluindo sorveteria, loja de drinques e chopes, comida italiana, queijaria e vinhos.
O prefeito Eduardo Paes chegou animado à inauguração, vestindo a camisa do Vasco, time de coração, e acompanhado do vice-prefeito Eduardo Cavaliere. Ele participou da oração e da bênção de reabertura, cumprimentou deputados e vereadores de seu partido que foram prestigiar o evento, mas preferiu não conceder entrevistas.
O vereador Pedro Duarte, que acompanhou a mobilização pelo retorno do mercado, falou sobre a reabertura: “o Mercadinho era um imóvel do governo federal, completamente abandonado, sem uso. Municipalizar e fazer a concessão à iniciativa privada, que sabe investir e montar bons negócios, foi a decisão correta. Estava aqui na assinatura e agora muito orgulhoso de estar na inauguração, totalmente reformado e vivo para o bairro e clientes”, disse.
Fonte do Conteudo: Larissa Ventura – diariodorio.com