A vitamina C contribui para formação de colágeno, fortalece o sistema imunológico e está presente em várias funções regulatórias do corpo. O baixo consumo dela, por outro lado, foi associado ao aumento do estresse mental e físico por um estudo desenvolvido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
O impacto de pouca vitamina C na dieta
A pesquisa citou informações básicas sobre a atividade biológica do ácido ascórbico, particularmente as funções relacionadas à homeostase do sistema nervoso central. A deficiência de vitamina C está amplamente associada a doenças relacionadas ao estresse.
Sugestão para consumo de vitamina C
O recomendado é ingerir frutas e vegetais, exemplos: pimentão, couve, acerola, caju, goiaba, mamão, kiwi, tangerina, laranja ou limão. Em caso de suplementação, o ideal é consultar um nutricionista.
“O kiwi é uma escolha rica em melatonina, o hormônio do sono. As frutas vermelhas principalmente morango, cereja e mirtilos contêm antioxidantes e nutrientes essenciais para a qualidade do sono, como ácido fólico, potássio, vitamina C, cálcio, ferro e selênio”, concluiu a nutricionista Karla Maciel, da Jasmine Alimentos.
Leia a notícia completa no portal SportLife, parceiro do Metrópoles.
Fonte do Conteudo: Metrópoles – www.metropoles.com