05/02/2025 04:43

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Os desafios e compromissos do novo prefeito de Itapemirim

Eleito com 46,36% dos votos válidos nas eleições de 2024, o prefeito Geninho Bechara (PDT) assumiu Itapemirim com grandes desafios e uma lista extensa de compromissos. Segundo ele, herdou uma cidade em situação de caos, com a população carente e cheia de demandas não atendidas. Por isso, o pedetista diz que a mate imediata é reorganizar a administração pública e colocar o município “no rumo certo” com uma gestão participativa que envolva servidores e cidadãos.

Entre as prioridades, Geninho destacou a saúde, após organizar as finanças. “Pegamos um caixa defasado. Estamos fazendo a gestão, economizando em algumas coisas, começamos com uma folha bem reduzida para poder fazer caixa para pagar as dívidas. Consegui pagar o Hospital Menino Jesus, fiz o compromisso de pagar uma dívida da Educação, que foi rescisão e contrato dos DTs, que era de dezembro e eu vou pagar agora em janeiro. Então tem muita coisa que a gestão vai ter que fazer gestão. Fechar a torneira para poder pagar essas dívidas”, detalhou.

A geração de empregos também figura entre os principais desafios do Executivo de Itapemirim. Geninho revelou que o município está há anos “engessado” na atração de empresas, mas sua gestão tem se esforçado para reverter esse quadro.

“O que nossa gestão puder fazer de incentivo fiscal para as empresas se adequarem ao município nós vamos fazer”, disse o prefeito, que garante estar dialogando com empresas de diversos segmentos, como fabricação de sorvetes e calçados, atraindo para a cidade.

No setor cultural e turístico, o prefeito mencionou a intenção de promover eventos e ações que valorizem a identidade comunitária e os atrativos da região, como passeios no Monte Aghá e atividades culturais em praças públicas. Além disso, destacou a importância do turismo e da pesca, uma das principais atividades econômicas do município, que conta com uma secretaria liderada por seu vice-prefeito, Ciel Mota (MDB), ele próprio um pescador.

Ciel Mota, pescador e vice-prefeito de Itapemirim, ao lado do prefeito, Geninho (à direita) / Foto: Divulgação

“A pesca é muito importante na cidade porque a gente é o maior polo pesqueiro do Espírito Santo, o segundo maior do Brasil. Então, tudo o que os pescadores precisarem para poder alavancar a pesca eles vão ter. O orçamento vai chegar da melhor forma possível, sendo discutido com todos os pescadores, marisqueiros”, destacou Geninho, que assume ter um carinho muito especial pela pesca.

A relação com a Câmara de Vereadores também foi enfatizada como estratégica para o sucesso de sua gestão. Geninho afirmou que possui o apoio dos 13 vereadores – que elegeram o presidente da Câmara por unanimidade o também pedetista Tiago Leal – e que a parceria entre Executivo e Legislativo será essencial para alavancar Itapemirim.

Geninho reforçou que reuniões com a população têm sido realizadas para ouvir demandas e sugestões, especialmente nas áreas de segurança, educação, saúde e turismo. O prefeito acredita que essa participação ativa dos moradores será fundamental para moldar as prioridades do governo municipal.

Ele também destacou o acolhimento dos servidores municipais como um dos pontos altos de sua experiência até agora. “Eu me sinto muito acolhido. Os servidores abraçaram a causa de mudar nosso município”, declarou. Para ele, os desafios são grandes, mas reclamações não fazem parte de sua postura: “Sempre busco a solução para os problemas”.

Fonte do Conteudo: Juliana Rodrigues – eshoje.com.br

VEJA MAIS

DPU entra com ação contra governo do Pará por propagar fake news

A Defensoria Pública da União (DPU) ajuizou uma ação civil pública contra o governo paraense…

Trump diz que teve “conversas fantásticas“ com Netanyahu

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que teve “conversas fantásticas” com o primeiro-ministro de…