A Secretaria municipal de Meio Ambiente e Clima (Smac) vai vistoriar 11 pontos da Zona Sul do Rio onde árvores tiveram as raízes cimentadas, prática considerada crime ambiental. Os endereços constam de um relatório elaborado pelo gabinete do vereador Pedro Duarte (Novo), presidente da Comissão de Assuntos Urbanos da Câmara dos Vereadores, a partir de denúncias de moradores em bairros como Flamengo, Botafogo, Laranjeiras e Leme. A prefeitura promete identificar e notificar os responsáveis, além de remover o cimento para garantir a recuperação das árvores.
De acordo com o relatório, a Rua Machado de Assis, no Flamengo, apresentou três árvores com as raízes cimentadas, em frente aos números 30 e 65. Botafogo aparece com quatro casos, nas ruas São Manoel, Álvaro Ramos, Rodrigo de Britto e Paula Barreto. Também foram listadas a Rua das Laranjeiras e a Rua Antônio Vieira, no Leme.
O vereador Pedro Duarte afirmou que vai solicitar informações à Subprefeitura da Zona Sul e à Smac sobre como é feita a fiscalização desse tipo de irregularidade, além de requisitar dados sobre quantas vistorias e autuações foram realizadas neste ano. Ele também destacou a importância de orientar moradores e comerciantes sobre os riscos de interferir no crescimento das árvores.
“A Comissão de Assuntos Urbanos da Câmara está elaborando um projeto de lei, em parceria com a Firjan, que terá um anexo funcionando como manual de calçadas. Isso é fundamental para evitar casos como o das golas cimentadas. Muitas vezes o morador não sabe que é proibido ou como proceder”, explica Pedro Duarte.
A orientação para moradores e comerciantes é não interferir nas árvores em via pública. Caso haja algum transtorno causado pela vegetação, o correto é acionar a Smac, que avaliará a situação e tomará as providências necessárias.
Fonte do Conteudo: Mariana Motta – diariodorio.com