04/02/2025 11:04

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

PF investiga corrupção e venda de decisões no Tribunal de Justiça do Tocantins

A Polícia Federal cumpre 60 mandados de busca e apreensão e dois de prisão preventiva, nesta sexta-feira (23), em uma investigação que apura crimes de corrupção ativa, exploração de prestígio, lavagem de dinheiro e organização criminosa no Poder Judiciário do Tocantins.

A CNN apurou que entre os alvos estão magistrados e servidores da Justiça. A sede do Tribunal de Justiça estadual recebeu a visita dos agentes, em Palmas (TO).

Os policiais federais cumprem os mandados, expedidos pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), nos estados de Tocantins, Minas Gerais, São Paulo, Goiás e no Distrito Federal.

Foram, ainda, determinadas medidas cautelares, como o afastamento de cargo público, o sequestro e a indisponibilidade de bens, direitos e valores dos envolvidos.

As investigações da Operação “Máximus” apuram suposta negociação para compra e venda de decisões e atos jurisdicionais, e também condutas que visam lavar o dinheiro fruto da prática criminosa investigada, segundo a PF.

Em nota à CNN, o Poder Judiciário do Tocantins (PJTO) afirmou que atendeu a operação e repassou todas as informações necessárias. O TJ disse que, até o momento, não foi oficiado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) sobre o afastamento de nenhum membro do Judiciário tocantinense.

“O PJTO reforça que segue à disposição das autoridades para prestar os esclarecimentos necessários. Informa-se também que o expediente na Presidência do Tribunal de Justiça, bem como em seu edifício-sede, na Corregedoria-Geral da Justiça, Escola Superior da Magistratura (Esmat), Comarcas do Estado e todas as unidades ligadas ao Poder Judiciário do Tocantins segue normal nesta sexta-feira (23)”.

Fonte do Conteudo: carolinagomes – www.cnnbrasil.com.br

VEJA MAIS

Passagem secreta dos Papas em Roma é reaberta ao público

Uma passagem secreta do século 13 que liga o Castel Sant’Angelo, em Roma, ao Vaticano…

Produção de óleo no pré-sal cai 3,4% no último trimestre de 2024

A produção de óleo no pré-sal no último trimestre do ano passado foi de 1,76…

Religiosos e pesquisadores defendem fé que acolha população LGBTQIA+

As religiões podem se tornar espaços de acolhimento e de inclusão das diferentes orientações sexuais…