25/04/2025 22:00

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Polícia faz operação contra esquema interestadual de furtos de cabos

A Polícia Civil do Rio de Janeiro faz, nesta quinta-feira (24), operação para desarticular esquema de furto de cabos. De acordo com a polícia, o grupo criminoso é especializado em furtar cabos de concessionárias de serviços públicos, como empresas de telecomunicações e de energia.

O material furtado é receptado por ferros-velhos e metalúrgicas, em esquema interestadual. Ainda segundo a Polícia Civil do Rio, a organização criminosa é altamente estruturada e pratica reiteradamente furtos de cabos metálicos em grande escala.

O dinheiro proveniente do furto e comércio ilegal dos cabos é lavado por meio de empresas reais e fictícias e de contratos simulados.

Estão sendo cumpridos 46 mandados de busca e apreensão, em endereços ligados à cúpula do grupo criminoso, no Rio e em São Paulo, incluindo residências, sete ferros-velhos e metalúrgicas. Também foi pedido o bloqueio de R$ 200 milhões e o sequestro de bens e imóveis.

Até as 8h desta quinta-feira, cinco pessoas tinham sido presas. A ação é um desdobramento da Operação Caminhos do Cobre, realizada em 2022. As investigações levaram à denúncia de 22 pessoas.

Segundo o governo fluminense, os cabos furtados eram levados para galpões e ferros-velhos em Queimados, na Baixada Fluminense; no Morro do Fallet, no centro da cidade do Rio; e no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, no Grande Rio.

Nos depósitos, os cabos eram decapados, fracionados e queimados para eliminar vestígios de origem, e revendidos a ferros-velhos e metalúrgicas no Rio de Janeiro e, principalmente, em São Paulo, com apoio de intermediadores.

Fonte do Conteudo: Vitor Abdala – Repórter da Agência Brasil – agenciabrasil.ebc.com.br

VEJA MAIS

Dólar cai pela sexta vez seguida e fecha em R$ 5,68

Em meio a sinais de arrefecimento na guerra comercial entre os Estados Unidos e a…

Brasil não é problema para os EUA, repete secretário do MDIC

O secretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços, Uallace Moreira, afirmou à CNN que…

Trump chega à Itália para funeral do papa Francisco

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, chegou ao Aeroporto Internacional Leonardo da Vinci, na…