
Grande Rio – Foto: Marco Terranova | Riotur
No Carnaval do Rio, a força de uma escola nem sempre se mede apenas pelo desfile na Sapucaí. Em muitos casos, a dimensão da torcida está diretamente ligada à região onde a agremiação nasceu e mantém sua quadra. Bairros inteiros crescem em torno das cores de uma escola, formando gerações de integrantes e simpatizantes.
Mas há também aquelas que ultrapassam as fronteiras do seu território. Mesmo sediadas em uma área específica da cidade, conseguem reunir fãs em diferentes bairros, na Baixada Fluminense e até em outras cidades da Região Metropolitana. O samba, nesse caso, vira identidade que vai além do CEP.
Foi justamente para mapear essa força popular que uma pesquisa da AtlasIntel, divulgada em 2025, ouviu eleitores no estado do Rio para identificar qual é a escola com maior torcida no Carnaval carioca. Veja o resultado:
- Portela – 16,7%
- Mocidade Independente de Padre Miguel – 16,6%
- Beija-Flor de Nilópolis – 13,7%
- Estação Primeira de Mangueira – 13,5%
- Acadêmicos do Salgueiro – 11,9%
Tradição centenária
Fundada em 1923, em Oswaldo Cruz, a Portela é a escola de samba mais antiga em atividade no Rio e também a maior campeã do Carnaval carioca, com 22 títulos no Grupo Especial.
No Carnaval de 2026, cuja apuração aconteceu na última quinta-feira (18/02) a Portela apresentou o enredo “O Mistério do Príncipe do Bará — A oração do negrinho e a ressurreição de sua coroa sob o céu aberto do Rio Grande”. Na classificação final do Grupo Especial, a escola terminou na 10ª colocação.
Fonte do Conteudo: Victor Serra – diariodorio.com