26/04/2025 13:46

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Semana no Poder: Ausência de Pazolini e Arnaldinho à vontade

Semana na política capixaba foi marcada por eventos e com político deixando sinais de estar bem à vontade entre colegas do restante do Estado. Acompanhe as principais análises e os principais fatos da semana!

Ausência I

Pela manhã, posse da nova diretoria do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado do Espírito Santo (Sinduscon-ES). Entidade que representa o setor que gera 70 mil empregos com carteira assinada e mais 140 mil indiretos. À noite, chegada do novo corpo diretivo do Instituto Brasileiro de Executivos e Finanças do Espírito Santo (Ibef-ES), que reúne outros players da economia.

Ausência II

Tudo isso aconteceu nessa quarta-feira (2). Como coincidência, a ausência do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), cotadíssimo para a disputa do governo do Estado e que vem liderando algumas pesquisas de intenções de voto.

Ausência III

Do outro lado, porém, lá estavam o governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), o vice-governador do Estado, Ricardo Ferraço (MDB), e o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos (União Brasil), defendendo com unhas e dentes o que foi feito pela gestão casagrandista e passando, nas entrelinhas e até evidentemente, a necessidade de continuidade de uma linha de condução para que o Espírito Santo siga crescendo. Captaram vossas mensagens?

Ausência IV

A bem da verdade, no evento do Sinduscon, Cris Samorini (Progressistas), vice-prefeita da Capital e ex-presidente da Findes, esteve lá para representar o Executivo de Vitória, contudo ficou sabor agridoce, segundo interlocutores.

Ausência V

Pazolini, nos bastidores, é conhecido pelo seu lado pragmático. Sim quer dizer “sim; não quer dizer “não”. Não existe meio termo na narrativa. Prefere se atentar à gestão e deixa negociações a cargo de pessoas de confiança. Desde 1992, na campanha presidencial norte-americana de Bill Clinton ficou cunhada a máxima “É a economia, estúpido”, demonstrando que a economia tem papel preponderante seja para os detentores do PIB, seja para a população em geral.

Ausência VI

Nessa linha de raciocínio, um dos desafios de Pazolini e companhia é justamente demonstrar que podem manter investimentos e realização de obras por todo o Estado. Casagrande, nos últimos anos, valoriza que são bilhões injetados a cada período de 365/366 dias, o que não pode, de maneira alguma, ser subestimado.

Ausência VII

Ganhar confiança do mercado é extremamente importante. O governador reforçou seu capital quando trouxe Ricardo para sua chapa de vice, em 2022. O republicano, então, precisa seguir caminho semelhante e isso envolve a figura dele, assim como de vice, se ele, de fato, for para a disputa. Claro que existem diversas formas de estar respaldado pelo PIBão. Mas é aquela velha história: todo mundo se sente bem quando é prestigiado.

***

À vontade I

Pressente à Assembleia Geral da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes), nessa segunda-feira (31), o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (sem partido), se mostrou altamente à vontade entre lideranças capixabas e demonstrando conhecer cada uma delas.

À vontade II

O canela-verde integra lista de pré-candidatos palacianos ao governo do Estado. Apesar de o vice-governador Ricardo Ferraço (MDB) ser considerado como prioridade pelo governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), Arnaldinho e o prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB), seguem com movimentações fortíssimas.

À vontade III

O prefeito de Vila Velha, segundo interlocutores, prefere adotar tática na qual sua popularidade é mais testada, não necessariamente provocando reuniões aqui e acolá. É o recall que fala, diz um observador. Diplomático, ele fez questão de afagar Casagrande e Ricardo sobre as finanças capixabas: “Nós estamos fazendo o dever de casa. Parabéns, Ricardo Ferraço. Parabéns, governador Renato Casagrande. Transformar o nosso Estado em exemplo para o Brasil inteiro”, disse Arnaldinho, obviamente exaltando também o trabalho de Vila Velha.

À vontade IV

O canela-verde fez ainda questão de registrar momentos ao lado de representantes de municípios como Presidente Kennedy, Conceição do Castelo, Irupi, Boa Esperança, Ecoporanga, São Domingos do Norte, Pinheiros, Jaguaré, dentre outros. Fica evidente o movimento do vilavelhense em demonstrar que tem noção e conhecimento do que acontece além dos limites do seu município, o que é primordial numa eleição majoritária para o governo do Estado.

À vontade V

Como observado por esta coluna anteriormente, Arnaldinho usa o tempo a seu favor e vai elencando os predicados necessários para se fortalecer e mostrar que pode ser o candidato de Casagrande se Ricardo não se viabilizar. Lembrando que a concorrência é acirrada por este posto.

***

Tentativas

Como publicado por Bastidores, na edição digital de ES Hoje, nessa sexta-feira (4), o Republicanos está tentando atrair Arnaldinho, mas o canela-verde parece que terá como melhor opção de nova filiação partidária o Progressistas. Contudo, não chegaria como estrela na sigla. Quando foi convidado por Da Vitória (Progressistas), há dois anos, para trocar o Podemos pelo Progressistas, Arnaldinho buscava a reeleição. Hoje a situação é bem diferente.

***

Foto da semana

A moda do momento entre políticos é a transformação deles em “action figures” ou bonecos de brinquedo, como assim preferirem. Um dos que fez a montagem foi o coordenador da bancada federal capixaba e presidente do Progressistas estadual, deputado federal Da Vitória.

***

Fale com a coluna

Nosso e-mail é poder@eshoje.com.br.

Desejamos um ótimo fim de semana!

Fonte do Conteudo: Poder ESHoje – eshoje.com.br

VEJA MAIS

Bia Haddad perde batalha contra Bencic, que vai às oitavas do Madrid Open

Chegou ao fim a campanha da brasileira Beatriz Haddad Maia no Madrid Open. Um dia depois…

Mensagens falsas prometem ressarcimento de descontos a aposentados

Golpistas estão aproveitando as investigações feitas pela Operação Sem Desconto para prejudicar ainda mais aposentados…

Roma e Vaticano estão silenciosos e tristes, diz padre jesuíta

Neste sábado (26), data do funeral e do sepultamento do papa Francisco, o Vaticano é…