Um espetáculo natural encantou moradores e turistas em Arraial do Cabo, Região dos Lagos do Rio de Janeiro, na manhã deste domingo (13). Dez baleias jubarte nadaram próximas à costa da Praia Grande, proporcionando um show único para quem acompanhava do Mirante do Pontal do Atalaia, ponto tradicional de observação equipado com lunetas.
O avistamento faz parte da rota migratória anual desses animais, que migram da Antártida para o Nordeste do Brasil, especialmente para o arquipélago de Abrolhos, na Bahia, onde se reproduzem. O período de maior passagem desses animais em Arraial do Cabo acontece entre maio e outubro, com uma média diária de 30 grupos registrados, segundo o Instituto Baleia Jubarte (IBJ).
Ronnie Plácido, presidente da Fundação de Meio Ambiente e Tecnologia de Arraial do Cabo (FUNTEC), responsável pelo projeto Mar de Baleias, afirmou em entrevista ao jornal O Globo que julho é o mês com maior passagem de baleias na região.
“Temos uma média de 30 grupos por dia. No mirante, duas lunetas monitoram as coordenadas geográficas para acompanhar a trajetória desses cetáceos. Estamos produzindo mais 20 lunetas, sendo 10 acessíveis para pessoas com deficiência, para ampliar os pontos de observação na cidade”, explicou Plácido.
A região se destaca pela grande biodiversidade marinha e pelo fenômeno da ressurgência, que traz águas frias e ricas em nutrientes para a superfície, atraindo uma variedade de fauna marinha. As águas claras de Arraial do Cabo, resultado de suas características geológicas e oceanográficas, facilitam a visualização das baleias.
“Arraial é um dos locais do percurso da migração das jubartes. Frequentemente ocorre a ressurgência, fenômeno que leva águas frias e ricas em nutrientes para a superfície, proporcionando grande presença da fauna marinha. Além disso, as águas claras melhoram a visualização desses animais”, destacou Yasmin Daoualibi, médica veterinária do Projeto de Monitoramento de Praias (PMP), pelo Laboratório de Mamíferos Aquáticos e Bioindicadores (Maqua), da UERJ, ao jornal O Globo.
As baleias jubarte adultas podem pesar até 30 toneladas e medir entre 13 e 16 metros. Embora Arraial do Cabo tenha sido local de caça dessas baleias nos anos 1970, atualmente é reconhecido como área de preservação e proteção da espécie.
Durante a migração, as jubartes se alimentam nas águas frias da Antártida, principalmente de krills e cardumes de peixes, e migram para as águas quentes e rasas do Nordeste para reprodução, podendo ficar longos períodos sem se alimentar.
Fonte do Conteudo: Gabriella Lourenço – diariodorio.com