Souza Aguiar faz simulado de emergência para o Carnaval

Treinamento mobilizou mais de 100 profissionais / Edu Kapps (SMS)

Com os festejos de Momo se aproximando, o Hospital Municipal Souza Aguiar realizou, nesta sexta-feira (30), um treinamento para testar a capacidade imediata de resposta dos serviços de resgate e atendimento da unidade diante de desastres em grandes aglomerações. A ação ocorreu em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e serviu como um “ensaio técnico” de alta complexidade para o Carnaval.

No treinamento Incidentes com Múltiplas Vítimas (IMV) foi feito uma simulação de um atropelamento de diversas pessoas que colocou em prática o Plano de Múltiplas Vítimas, criado pelo médico Francisco Eduardo Silva, coordenador da Residência de Medicina de Emergência, junto a staffs e residentes da unidade, com base nas diretrizes do Mass Casualty Management (MCM) Course, da WHO Academy, realizado em outubro de 2025.

Sobre o plano, o médico Francisco Silva explicou: “Este plano é o resultado de uma imersão técnica internacional aplicada à nossa realidade. O objetivo é transformar o caos de um desastre em um fluxo ordenado e eficiente, onde triar e priorizar corretamente o atendimento salva vidas que poderiam ser perdidas em um atendimento convencional”.

O treinamento impactou toda a estrutura do Souza Aguiar e testou a capacidade de integração entre o atendimento pré-hospitalar e a emergência. Na operação, foram testadas as etapas, do controle de fluxo na recepção e classificação de risco ao suporte avançado na Sala Vermelha e no Centro Cirúrgico.

O médico emergencista e preceptor da Residência Médica do HMSA, Daniel Schubert, reforçou a importância da mobilização:

“Queremos garantir que, quando o Rio de Janeiro precisar, nossa equipe esteja coordenada e pronta para oferecer o melhor atendimento de emergência, com escalas reforçadas e fluxo rigorosamente testado”, afirmou o especialista.

O exercício reuniu 20 voluntários em papel de vítimas, para desafiar a agilidade das equipes em triagem e tomada de decisão sob pressão. A simulação é necessária, uma vez que eventos com muitas vítimas exigem dedicação exclusiva e esforço redobrado das equipes, para salvar o maior número de vidas em um curto período de tempo, como explicou a diretora do Hospital Souza Aguiar, Paula Travassos:

“A ideia foi justamente treinar a priorização frente a um desastre. Precisávamos entender como o hospital responde a um acidente de grandes proporções em tempo recorde, e o resultado foi extremamente positivo. Mobilizamos a unidade de ponta a ponta: desde a sala vermelha até o centro cirúrgico, todas as equipes, envolvendo os médicos, o corpo de enfermagem, maqueiros, agentes de limpeza, recepcionistas e controladores de acesso, ninguém ficou de fora. Sem descuidar do acolhimento às famílias, realizado por uma equipe multiprofissional especializada”, avaliou a médica.

O teste foi liderado por Mauro Massa, médico e chefe de equipe da emergência, que coordenou o fluxo técnico dos atendimentos. A operação envolveu 50 médicos, entre staff e residentes de Medicina de Emergência, além de 50 profissionais de enfermagem, sendo 25 enfermeiros e 25 técnicos.

“O objetivo foi o refinamento. Em uma situação de caos, cada segundo conta. Queremos que cada profissional, do maqueiro ao cirurgião, saiba exatamente sua função”, comentou Massa.

A participação do SAMU foi o diferencial do exercício, segundo a chefe do serviço no Rio de Janeiro, a coronel Bárbara Alcantara:

“Saúde pública não se faz de forma isolada, por isso o convite do Souza para o simulado foi excelente. Embora seja uma atividade rotineira, essa articulação interinstitucional é fundamental para identificarmos o que precisa ser ajustado. O evento foi um sucesso e estamos sempre abertos a futuras parcerias. No Souza, sempre encontramos uma ótima recepção e mantemos um excelente relacionamento”, disse ela.

Receba notícias no WhatsApp e e-mail

Fonte do Conteudo: Patricia Lima – diariodorio.com

VEJA MAIS

O que pensam os brasileiros sobre o avanço da corrupção no país, segundo pesquisa Quaest

Dinheiro recuperado pela PF em operação sobre Rioprevidência (Polícia Federal/Reprodução) Continua após publicidade Num país dividido…

Maio Laranja: Estação do metrô recebe ação de prevenção à violência e ao abuso contra crianças e adolescentes

Foto: Divulgação/MetrôRio Na segunda-feira (18/05), Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual…

Julho Neon vai conscientizar população sobre saúde bucal

A partir deste ano, os meses de julho serão marcados por campanhas e ações de…