Pesquisadora será condecorada no Palácio Anchieta e na Assembleia Legislativa pelo avanço em terapia que pode regenerar a medula
Por Denise Miranda
A professora e pesquisadora Tatiana Lobo Coelho de Sampaio recebeu, nesta quinta-feira (26), as duas mais altas honrarias concedidas pelos poderes Executivo e Legislativo do Espírito Santo. As cerimônias ocorreram no Palácio Anchieta e na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), em reconhecimento à sua trajetória científica e ao impacto de seus estudos na área da saúde.
No início da tarde, a pesquisadora, que também é professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, foi agraciada com a Comenda Jerônimo Monteiro, maior honraria concedida pelo governo estadual. A entrega foi realizada pelo governador Renato Casagrande, em solenidade no Palácio Anchieta.
“Somos o Estado com maior investimento per capita em pesquisa e inovação no País. Não existe ciência sem investimento, e isso exige governo equilibrado e gestão eficiente. O Hospital São Lucas, inclusive, foi colocado à disposição para avançar nas pesquisas e no tratamento, com autorização da Anvisa. O trabalho da doutora Tatiana ultrapassou barreiras políticas, evidenciou a importância da ciência e destaca a liderança feminina no projeto”, afirmou o governador.
Tatiana lidera, há 28 anos, pesquisas sobre a polilaminina, molécula desenvolvida como alternativa terapêutica para lesões medulares. Dos 26 pacientes tratados no país até o momento, cinco são do Espírito Santo. Neste ano, a Anvisa autorizou o início da fase 1 dos estudos clínicos, etapa destinada a avaliar a segurança e a viabilidade do tratamento no Brasil.

O reconhecimento ocorre em meio ao avanço das pesquisas, que seguem os protocolos científicos exigidos para validação terapêutica. O desenvolvimento de novas tecnologias na área biomédica exige tempo, rigor metodológico e investimento contínuo até sua consolidação clínica.
“Nunca imaginei receber uma homenagem dessa dimensão. Agradeço ao governador Renato Casagrande pelo reconhecimento e pelo apoio à nossa pesquisa. A polilaminina é brasileira, desenvolvida em uma universidade federal, e já é reconhecida como uma inovação do Brasil”, afirmou a pesquisadora.
Mais tarde, Tatiana também foi homenageada pela Assembleia Legislativa com a Ordem do Mérito Domingos Martins, principal honraria concedida pelo Parlamento capixaba. A comenda foi entregue pelo presidente da Casa, deputado Marcelo Santos, em cerimônia oficial.
“Ciência é a melhor coisa que o ser humano pode produzir”, disse Tatiana Sampaio.
Em uma sala lotada de convidados, servidores e representantes da imprensa, a pesquisadora destacou que o reconhecimento institucional reflete a valorização da ciência pela sociedade. “O povo brasileiro gosta de ciência e vibra com a ciência”, declarou.
A cerimônia também homenageou integrantes da equipe científica, entre eles os médicos Olavo Borges Franco, Bruno Alexandre Cortes e Marco Aurélio Braz de Lima, agraciados com a Comenda Dr. Afonso Schwab. O médico e pesquisador Ogari de Castro Pacheco, fundador do laboratório que apoia os estudos, também recebeu a honraria destinada a profissionais de destaque na área.
Com quase três décadas dedicadas à investigação biomédica, Tatiana é considerada uma das principais referências brasileiras em regeneração neural.
Fonte do Conteudo: Denise Miranda – esbrasil.com.br