05/02/2025 06:53

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
  • Home
  • Politica
  • TCE-ES faz apontamentos sobre atendimento à saúde mental

TCE-ES faz apontamentos sobre atendimento à saúde mental

Núcleo de Controle Externo de Avaliação e Monitoramento do TCE-ES realizou fiscalização em unidades estaduais e municipais

Por Robson Maia

Auditores do Núcleo de Controle Externo de Avaliação e Monitoramento de Políticas Públicas de Saúde (NSaúde), do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), terminaram, nesta semana, uma auditoria na Rede de Atenção Psicossocial (Raps) no Estado e municípios capixabas. A fiscalização foi concluída com 17 constatações e mais de 30 recomendações. 

Neste mês é celebrado o janeiro branco, destacando a conscientização relacionada à saúde mental e emocional. O órgão do TCE-ES tem realizado ações de fiscalização para garantia de atenção e apoio necessário, independentemente de sua condição socioeconômica.  

“A importância deste trabalho reside em sua capacidade de evidenciar falhas críticas no sistema de atendimento à saúde mental, como tempo de espera para consultas de psiquiatria superior a 100 dias, Caps com estruturas físicas inadequadas e com equipes mínimas incompletas, ausência de Caps em municípios elegíveis para habilitação desse ponto de atenção de saúde mental nos municípios, dentre outros pontos destacados no relatório. Ao trazer à luz essas questões, a auditoria não apenas cumpre seu papel de fiscalização, mas também serve como um catalisador para mudanças positivas e necessárias no sistema de saúde mental do nosso estado”, comentou a supervisora da auditoria, Mayte Aguiar. 

O objetivo da auditoria, segundo o órgão, foi avaliar se os pontos de atenção da Rede de Atenção Psicossocial estão suficientes e adequados para o atendimento dos portadores de transtornos mentais e usuários de álcool e drogas. Os achados foram constatados após a apresentação de cinco questões de auditoria.  

Por meio delas, foi analisado: os Caps estão adequados, qualitativa e quantitativamente, para o atendimento? Em que medida os Caps existentes estão cumprindo suas finalidades? Está sendo observado o prazo para a realização de consultas psiquiátricas? Os pontos de atenção da Raps estão habilitados junto ao Ministério de Saúde? Entre outros pontos. 

Entre os problemas encontrados estão a ausência de Centros de Atenção Psicossocial (Caps) em diversos municípios; a necessidade de adequação ou atualização das referências hospitalares para transtornos mentais; e o tempo de espera superior a 100 dias para a realização de consultas com psiquiatras ou psicólogos; e a inexistência de financiamento federal para equipes e pontos de atenção. 

O TCE-ES realizou indicações para que as estruturas sejam melhoradas, que unidades do Caps sejam implantadas e que os atendimentos sejam regularizados. Foi recomendado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por exemplo, habilitar os atuais 18 Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT), junto Ministério da Saúde, por meio do Sistema de Apoio à Implementação de Políticas em Saúde (Saips), com os devidos acompanhamentos dos processos, de modo que possam ser financiados por recursos federais. 

Em relação aos Caps, foi recomendado que novas unidades sejam implantadas, que a estrutura física deles seja melhorada e que as equipes dos Caps sejam completadas.  Já em relação às consultas psiquiátricas e psicológicas, foi recomendado que sejam assegurados os atendimentos no prazo máximo de 100 dias definido pelo Enunciado 93 do CNJ. 

Além disso, em relação às equipes multiprofissionais, Caps, leitos e Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT) não habilitados junto ao Ministério da Saúde, foi recomendado que a Secretaria de Estado da Saúde e as Secretarias Municipais de Saúde envidem os esforços necessários para as suas habilitações, tendo em vista a possibilidade de aporte de recursos federais da ordem de R$ 10.724.547,00 anuais. 

Fonte do Conteudo: Robson Maia – esbrasil.com.br

VEJA MAIS

Nuvem de gás se forma após ataque em usina russa e moradores se preocupam

O governador da região de Astrakhan, Igor Babushkin, na Rússia, fez um apelo aos moradores…

Governo ES – Seama vai lançar segundo ciclo do Programa Estadual de Bem-Estar Animal, o Pet Vida

No próximo domingo (09), o Parque Cultural Casa do Governador, na Praia da Costa, em…

Governador, vice e chefes de Poderes marcam presença na abertura dos trabalhos legislativos – Política Capixaba

Com o Plenário lotado e a presença das principais autoridades do Estado, a Assembleia Legislativa…