O Teatro Odylo Costa, filho, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), celebra seu 28º aniversário no próximo dia 26 de julho. Para comemorar, a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PR3) e o Departamento Cultural (Decult), através de sua Divisão de Teatro, convida o público para a reestreia do espetáculo Nas Vizinhanças de Renata, da Pulsar Cia de Dança, nesta terça-feira, 22 de julho, às 19h.
A montagem pretende contribuir com a difusão de propostas que promovam o protagonismo, o acesso e reconhecimento de artistas da dança com deficiência, tendo como base a experiência de Renata Cockrane, bailarina que teve paralisia cerebral e que foi membro da Pulsar por 12 anos. A apresentação conta com um intérprete em cadeira de rodas atuando como fio condutor da cena, além de uma intérprete de audiodescrição.
Já na sexta-feira, 25 de julho, às 18h30, o Quinteto Guanabara realizará um concerto dedicado aos clássicos do choro brasileiro, executando obras de Pixinguinha, Nazareth, Duda e outros mestres em arranjos para quinteto de sopros.
Criado em 2022, a partir do Quinteto Experimental de Sopros da Escola de Música da UFRJ, o grupo surgiu sob orientação do professor Aloysio Fagerlande e do técnico Gabriel Peter. Formado por João Pedro Barros (flauta), Queren Oliveira (oboé), João Pedro Souza (clarineta), Gustavo Magalhães (fagote) e Felipe Portugal (trompa), o Quinteto Guanabara explora obras de compositores consagrados e de novos talentos, além de pesquisar peças brasileiras escritas especialmente para essa formação.
A programação é gratuita, com ingressos disponíveis na plataforma Sympla. Todas as apresentações contarão com interpretação simultânea em libras. Para mais informações sobre este evento e a programação cultural da Divisão de Teatro, acesse o Instagram @teatrosuerj.
- SERVIÇO:
- “Nas Vizinhanças de Renata”
- Data: 22/07/2025
- Horário: 19h
- Classificação: Livre
- Lotação: 950 lugares
- Roda de Choro “Quinteto Guanabara”
- Data: 25/07/2025
- Horário: 18h30
- Classificação: Livre
- Lotação: 950 lugares
- Local:
- Teatro Odylo Costa, filho
- Rua São Francisco Xavier, 524 Maracanã
Fonte do Conteudo: Larissa Ventura – diariodorio.com