22/04/2025 18:05

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Trump diz que buscará pena de morte para “estupradores, assassinos e monstros”

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta terça-feira (24) que orientará o Departamento de Justiça a “buscar vigorosamente” a pena de morte para proteger os americanos de “estupradores, assassinos e monstros violentos” quando assumir a Presidência, em 20 de janeiro.

A declaração de Trump, feita na Truth Social, foi uma resposta ao anúncio do presidente Joe Biden, na segunda-feira (23), de que ele havia comutado as sentenças de 37 dos 40 presos federais no corredor da morte, convertendo-os para prisão perpétua sem liberdade condicional.

“Assim que eu for empossado, orientarei o Departamento de Justiça a perseguir vigorosamente a pena de morte para proteger as famílias e crianças americanas de estupradores, assassinos e monstros violentos”, anunciou o republicano.

Trump reiniciou as execuções federais durante seu primeiro mandato, de 2017 a 2021, após uma pausa de quase 20 anos da prática.

Biden, que concorreu à Presidência em 2024 se opondo à pena de morte, suspendeu as execuções federais quando assumiu o cargo em janeiro de 2021.

Ao contrário das ordens executivas, as decisões de clemência não podem ser revertidas pelo sucessor de um presidente, embora a pena de morte possa ser buscada de forma mais agressiva em casos futuros.

A equipe de transição de Trump criticou na segunda-feira a decisão de Biden, chamando-a de abominável e afirmando que estaria favorecendo condenados que estão “entre os piores assassinos do mundo”.

EUA: Trump é o segundo presidente a vencer mandatos não consecutivos

Fonte do Conteudo: tiagotortella – www.cnnbrasil.com.br

VEJA MAIS

É seguro tomar energético como pré-treino? Entenda

O consumo de bebidas energéticas e suplementos com cafeína como pré-treino tem se tornado cada…

Carlos Alberto de Nóbrega se manifesta após polêmica com a esposa: “Eu estou…”

Carlos Alberto de Nóbrega, de 89 anos, usou as redes sociais para defender sua esposa,…

John Textor nega “pressão interna“ por saída de Renato Paiva do Botafogo

John Textor saiu em defesa do trabalho de Renato Paiva, nesta terça-feira (22), após a…