O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse na terça-feira (4) que pretende visitar Gaza e outras áreas do Oriente Médio. O líder americano já havia sugerido que os EUA deveriam assumir uma “posição de propriedade de longo prazo” do enclave.
“Eu amo Israel. Vou visitar lá, e vou visitar Gaza, e vou visitar a Arábia Saudita, e vou visitar outros lugares por todo o Oriente Médio. O Oriente Médio é um lugar incrível, tão vibrante — é apenas um dos lugares realmente lindos com ótimas pessoas”
Donald Trump, durante entrevista coletiva
“Vou visitar muitos lugares diferentes no Oriente Médio. Fui convidado para todos os lugares, mas vou visitar alguns”, acrescentou.
Seus comentários sobre a visita vieram depois que ele disse várias vezes na terça-feira que quer que os EUA se envolvam no redesenvolvimento de Gaza.
“Eu vejo uma posição de propriedade de longo prazo, e vejo que isso traz grande estabilidade para aquela parte, talvez para todo o Oriente Médio”, afirmou, recusando-se a descartar o envio de tropas dos EUA para Gaza para garantir tal propriedade.
Ele também sugeriu que os palestinos deveriam ser realocados para várias áreas onde “você constrói moradias de qualidade realmente boa, como uma cidade bonita, como um lugar onde eles podem viver e não morrer, porque Gaza é uma garantia de que eles vão acabar morrendo.”
O presidente já havia afirmado ter viajado para Gaza, mas não há evidências públicas de que esteve lá. O enviado de Trump para o Oriente Médio, Steve Witkoff, viajou para Gaza na semana passada, tornando-se o primeiro alto funcionário dos EUA conhecido a visitar a faixa em anos.
Fonte do Conteudo: lucasoliveira – www.cnnbrasil.com.br