• Home
  • Politica
  • Turismo discute estratégias para ampliar o tênis de mesa no Espírito Santo – Política Capixaba

Turismo discute estratégias para ampliar o tênis de mesa no Espírito Santo – Política Capixaba

A Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa (Ales) realizou nesta terça-feira (16), em sua última reunião do ano, uma apresentação voltada à difusão do tênis de mesa no Estado. Representantes da Federação Espírito-Santense de Tênis de Mesa (Festeme), atletas e dirigentes participaram do encontro, que destacou o crescimento da modalidade, seus impactos sociais e as perspectivas para 2026.

Durante a reunião, o representante da Festeme e presidente do Centro Esportivo Unidos da Bela (Ceub), Claudio Meneguz, ressaltou a importância do espaço institucional aberto pela Assembleia para dar visibilidade ao esporte. “Esse espaço aqui realmente dado a nós é de suma importância pra mostrar que existe tênis de mesa e que a gente pode crescer”, afirmou.

Meneguz também chamou atenção para o papel social da modalidade, especialmente na formação de crianças e jovens. “A oportunidade tem que chegar primeiro do que as drogas, do que a criminalidade. Mais importante do que uma medalha ou um troféu é ser um cidadão. É isso que a gente acredita e é por isso que estamos aqui”, destacou.

Metas para 2026

A Festeme apresentou as metas para o próximo ano. Entre os objetivos estão o fortalecimento da categoria feminina, melhorias na infraestrutura e na organização do circuito capixaba, a formação de novos atletas — com a meta de alcançar 200 praticantes —, a expansão da modalidade para o interior do Estado, o aumento em 33% do número de clubes filiados e a realização de pelo menos um evento nacional no Espírito Santo.

O atleta do Ceub, Rodrigo dos Santos, compartilhou sua trajetória no esporte e a importância dos projetos de base. “Sem esse projeto, sinceramente, eu não estaria ativo no tênis de mesa. Tenho gratidão às pessoas que tornaram isso possível”, relatou.

Reconhecimento institucional

O presidente da Comissão de Turismo, deputado Coronel Weliton (PRD), destacou a relevância de abrir espaço para que federações e atletas apresentem suas demandas e projetos. “Toda atividade esportiva do Estado merece nosso respeito. A comissão está aberta para ouvir os praticantes, entender as dificuldades e discutir as projeções para 2026”, afirmou.

O parlamentar também contextualizou o crescimento da modalidade no Espírito Santo, ressaltando o papel da Festeme na organização de competições e na integração do Estado ao calendário nacional. Segundo ele, o tênis de mesa tem se consolidado com eventos regulares e participação de atletas de diferentes municípios capixabas.

Homenagens e balanço do ano

Durante a reunião, a Comissão entregou certificados a atletas e representantes que se destacaram na modalidade no Espírito Santo. Foram homenageados: Carlos Klippel, Mateus Miranda, Warley Silva, Julio Sales, João Felipe Fardim, Elson Lucio Guaitolini e Claudio Meneguz.

Por se tratar da última reunião do colegiado em 2025, o deputado Coronel Weliton também fez um balanço dos trabalhos realizados ao longo do ano. De acordo com ele, a comissão promoveu 16 reuniões ordinárias, três extraordinárias, duas sessões solenes e analisou cerca de 50 projetos. “O saldo é extremamente positivo. Profissionalizamos a comissão, ouvimos a sociedade e transformamos sugestões em projetos, indicações e ações que já refletem no orçamento de 2026”, concluiu.

Post Views: 43

Fonte do Conteudo: Daniella Soares – politicacapixaba.com.br

VEJA MAIS

Dia da Luta Antimanicomial: Arte como forma de cuidado – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Ex-interno de manicômio transforma sua vida ao transbordar emoções nas telas de pintura – Foto:…

Pazolini percorre cidades do noroeste do ES, conversa com populares e amplia apoios políticos – Política Capixaba

O ex-prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), e o presidente estadual do Republicanos, Erick Musso,…

Terras raras: “Brasil não abre mão de sua soberania”, diz Lula

O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta segunda-feira (18) que o…