• Home
  • Notícias
  • São Paulo
  • USP oferece mais de 6,5 mil vagas em cursos gratuitos para público 60+ no primeiro semestre de 2026

USP oferece mais de 6,5 mil vagas em cursos gratuitos para público 60+ no primeiro semestre de 2026

O programa USP 60+ oferece mais de 6,5 mil vagas em cursos gratuitos para o público com 60 anos ou mais, que pode se inscrever em disciplinas regulares em áreas como comunicação, direito, administração, tecnologia e educação, além de atividades físicas e culturais.

 As inscrições começam no dia 2 de fevereiro e se estenderão até o término das vagas ou até o início das atividades, a depender da unidade. 

“A única exigência para se inscrever é ter 60 ou mais anos, pois um dos pilares da Universidade é que ela é aberta a todos, você não precisa ter nenhuma formação prévia para participar de uma atividade da USP 60+, e os cursos são, na sua grande maioria, gratuitos. No site, você escolhe o campus desejado e lá você vai ter o elenco das atividades, que você participa na sala de aula junto com alunos de graduação da USP. Você escolhe uma dessas atividades de acordo com o seu interesse, haverá uma breve descrição sobre a atividade escolhida, os dias em que você deve participar e algumas exigências, a depender do que for escolhido”, esclarece o professor e coordenador do programa USP 60+, Egídio Dórea.

LEIA TAMBÉM: Unesp completa 50 anos nesta sexta (30) como 2ª maior do país em volume de pesquisas e 3ª em número de cursos

O professor esclarece que não é necessário residir na cidade de São Paulo para participar do programa. “Temos atividades que estão difundidas em todos os campi da Universidade. Existem atividades nos campi do interior e algumas das atividades também ocorrem no formato híbrido, com a possibilidade de participar de forma on-line. Esse sempre foi um dos primeiros critérios do programa USP 60+, que defende a participação desse público dentro da vida universitária, que traz benefícios para a sua saúde física, mental e social..”

USP 60+ é graduação?

Egídio reforça que o programa não é um curso de graduação. “Você não sai daqui formado na Universidade, você não sai com uma profissão. Você participa como um ouvinte, é uma oportunidade de agregar conhecimento. Se você já é um profissional e quer atualizar o seu conhecimento, pode participar de uma atividade específica, por exemplo. É uma possibilidade de se aperfeiçoar e de se atualizar, mas ele não tem uma finalidade de graduação.”

Fonte do Conteudo: mruiz – www.agenciasp.sp.gov.br

VEJA MAIS

Terras raras: “Brasil não abre mão de sua soberania”, diz Lula

O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta segunda-feira (18) que o…

Brasil tem nova opção de tratamento para câncer de mama mais agressivo

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta segunda-feira (18) uma nova indicação terapêutica para…

Mudou muito? Relembre todas as convocações de Ancelotti na Seleção

O italiano Carlo Ancelotti realizou nessa segunda-feira (18/5) a convocação da Seleção Brasileira para a…