• Home
  • Economia
  • Vendas de produtos de alumínio crescem 3%; exportações caem 11%

Vendas de produtos de alumínio crescem 3%; exportações caem 11%

As vendas de produtos de alumínio totalizaram 1.040,9 mil toneladas no primeiro semestre de 2025, uma alta de 2,9% sobre o registrado em igual período de 2024.

As vendas internas foram de 947,9 mil toneladas (alta de 4,6%) e as exportações, 93 mil toneladas, uma queda de 11% em relação aos seis primeiros meses do ano passado. Os dados são da Associação Brasileira do Alumínio (ABAL).

Os números confirmam a resiliência da indústria brasileira do alumínio, mesmo em um cenário global marcado por desafios como o tarifaço e a desaceleração da economia mundial. Ainda assim, é importante destacar que já observamos sinais de arrefecimento na demanda, o que reforça a necessidade de mantermos atenção redobrada ao contexto internacional e às políticas comerciais que impactam diretamente nossa competitividade”, afirmou a presidente-executiva da ABAL, Janaina Donas.

Em agosto, os Estados Unidos aliviaram parte das sanções a produtos brasileiros que levam alumínio, aço ou cobre na sua composição. A medida alcança pouco mais de 6% das exportações que eram sobretaxadas e unificou essas tarifas para o mundo todo.

Entre os segmentos que mais cresceram no primeiro semestre, destacam-se o de eletricidade, com aumento de 18% nas vendas, principalmente pelo significativo aumento da demanda por cabos elétricos para transmissão e distribuição de energia; embalagens, com elevação de 7%; e transportes, com alta de 2,4% impulsionada pelas vendas de implementos para caminhões. 

 

Fonte do Conteudo: Bruno Bocchini – Repórter da Agência Brasil – agenciabrasil.ebc.com.br

VEJA MAIS

Três é demais: médicos alertam para dor de cabeça recorrente

Neste Dia Nacional de Combate à Cefaleia (dor de cabeça), médicos chamam a atenção para…

“Eu não faço o meu melhor pela CBF”, diz Fábio, goleiro do Fluminense

O goleiro Fábio, do Fluminense, desabafou após a vitória tricolor diante do Bolívar, nesta terça-feira…