Segundo o gestor, objetivo é aprimorar a aplicação de recursos públicos e tornar máquina pública mais eficiente; Comitê foi criado
Por Robson Maia
O novo prefeito da Serra, Weverson Meireles, do PDT, publicou um decreto que cria o Comitê Extraordinário de Avaliação do Gasto Público (Comex), órgão que será responsável por revisar a aplicação dos recursos públicos. Entre as ações já anunciadas estão o corte de gastos com cargos comissionados e limitação de valores para diárias, passagens e veículos.
Segundo Weverson, a criação desse comitê é “fundamental para redução de custos e melhoria na aplicabilidade dos recursos”. O gestor falou em tornar a máquina pública mais eficiente diante dos desafios traçados para os próximos anos.
“Estamos saindo de uma gestão altamente positiva, organizada e bem avaliada. É fundamental preservar a qualidade dos gastos e converter toda a economia gerada em serviços para atender à nossa população, que está em constante crescimento,” afirmou Weverson.
O Comex será responsável por analisar todas as despesas municipais, abrangendo desde contratos de grande porte até pequenas aquisições. O objetivo, segundo o Executivo municipal, é identificar oportunidades de economia que não comprometam a qualidade dos serviços prestados.
A expectativa é que, com a economia gerada, mais recursos possam ser direcionados para áreas prioritárias, como saúde, educação, segurança e infraestrutura.
“Este decreto reflete o compromisso da administração com a eficiência no uso dos recursos públicos. A criação do Comex é uma medida estratégica para garantir que os gastos sejam avaliados com rigor, assegurando a sustentabilidade fiscal e o alinhamento com as necessidades da população”, aponta o secretário da Fazenda e coordenador geral do Comitê, Henrique Valentim.
Entre as medidas previstas estão a revisão de contratos, buscando identificar cláusulas que possam ser otimizadas e oportunidades de redução de custos, a limitação de gastos como locação de veículos, passagens e diárias, e contratos de vigilância e limpeza, a redução de 10% dos cargos comissionados buscando otimizar a estrutura administrativa e o apoio a eventos culturais e esportivos que deverá ser mais restrito com critérios mais rigorosos para a liberação de recursos.
Segundo informações do Comitê, a economia gerada deve resultar em mais investimentos em áreas essenciais, na melhoria nos serviços públicos, já que a otimização dos gastos permitirá uma oferta mais eficiente e eficaz e uma gestão transparente, já que o colegiado vai emitir relatórios com os resultados do trabalho.
Vidigal exonerou mais de 800 comissionados
Em um dos últimos atos à frente da Prefeitura da Serra, o ex-prefeito Sergio Vidigal, do PDT, assinou a exoneração de 812 ocupantes de cargos comissionados do município. As saídas foram publicadas no Diário Oficial da última segunda-feira (30), véspera do fim da Era Vidigal.
As exonerações foram confirmadas em 24 decretos diferentes. Entre os setores mais afetados estiveram as Secretaria Municipal de Gestão e Planejamento (Segeplan), com 332, e Secretaria Municipal de Saúde (SESA), com 119.
De acordo com a Prefeitura, as decisões foram tomadas para dar liberdade ao novo prefeito, Weverson Meireles, do PDT, de construir o mandato com sua equipe, de acordo com os critérios estabelecidos.
Nesta sexta-feira (3), parte dos exonerados chegaram a ser recontratados, contudo, em número inferior de saídas.
Fonte do Conteudo: Robson Maia – esbrasil.com.br