04/02/2025 09:18

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
  • Home
  • Politica
  • Lula aguarda decisão de Tarcísio para definir candidatura em SP

Lula aguarda decisão de Tarcísio para definir candidatura em SP

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aguarda a decisão do governador Tarcísio de Freitas para definir uma candidatura de oposição em São Paulo.

O governador paulista tem reafirmado que pretende disputar a reeleição, mas siglas de centro e direita defendem seu nome para disputa presidencial em 2026.

Caso Tarcísio dispute o Palácio do Planalto, a avaliação no governo federal é de que o cenário em São Paulo favorece uma candidatura de centro-esquerda.

Se Tarcísio for candidato à reeleição, o diagnóstico é de que uma disputa estadual se torna mais difícil, sobretudo pela avaliação positiva da atual gestão.

A última edição da Paraná Pesquisas apontou a avaliação da atual gestão como ótima ou boa para 51,6% dos eleitores de São Paulo.

Nesse caso, o nome avaliado como o mais competitivo é o do atual ministro do Empreendedorismo, Márcio França (PSB), que já esteve à frente do Palácio dos Bandeirantes.

Para 2026, Lula tem afirmado a auxiliares que a prioridade deve ser o Senado. Para isso, ele tem acenado que está disposto a apoiar candidatos de centro aos governos estaduais em nome de chapas com a esquerda para a Casa Legislativa.

A preocupação do presidente é de que siglas de direita façam maioria, inviabilizando a aprovação da pauta governista caso Lula seja reeleito em 2026.

Em conversa recente, relatada à CNN, o presidente teria dito a interlocutores que não precisa ser candidato à reeleição em 2026.

Ressaltou, no entanto, que não vê um nome competitivo no campo de centro-esquerda. Diante disso, sua candidatura à reeleição ainda seria a alternativa com mais chances de a esquerda seguir à frente do Palácio do Planalto.

 

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Homem furta celular de agente que morreu durante arrastão; veja vídeo

O celular do agente do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase), Alexander de Araújo Carvalho,…

Vereadora critica Pazolini por atrasos no Restaurante Popular

Promessa de campanha ainda do primeiro mandato de Pazolini, Restaurante Popular não foi reinaugurado Por…

OMS vai cortar custos e rever prioridades com anúncio de saída dos EUA

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, anunciou nesta segunda-feira (3)…