Programa “Câmara Itinerante” da Câmara de Vitória prevê aproximação das atividades parlamentares da população da capital
Por Robson Maia
Em um projeto inspirado na Assembleia Legislativa (Ales), a Câmara de Vitória realizará a criação do programa “Câmara Itinerante”. A medida, proposta pelo novo presidente da Câmara Municipal de Vitória, Anderson Goggi, do PP, tem o objetivo de aproximar as atividades do Legislativo da população.
Segundo Goggi, a iniciativa tem como objetivo levar as sessões da Câmara aos bairros, promovendo um diálogo direto entre os vereadores e a comunidade, fortalecendo a democracia e incentivando a participação popular.
O parlamentar explicou ainda, em entrevista concedida a ES Brasil, que o programa busca criar uma conexão mais próxima entre os vereadores e suas bases eleitorais, discutindo as necessidades e problemas locais.
“Muitas vezes, o cidadão não consegue se deslocar até a Câmara devido às suas atividades diárias. Com a Câmara Itinerante, conseguimos levar o debate até ele, realizando encontros no período noturno, quando o vereador estará disponível para ouvir e discutir os anseios da sociedade”, destaca o presidente.
O formato do programa prevê a instalação da estrutura do Parlamento em locais públicos, como praças e escolas, criando um espaço onde os vereadores possam atender e dialogar diretamente com os moradores. Além disso, há a possibilidade de realizar sessões ordinárias nas próprias comunidades, ampliando o acesso e a participação nas discussões.
Goggi explica que o modelo será adaptado às necessidades de cada região. “Contamos com dois formatos: o primeiro consiste em visitar a comunidade para ouvir, debater e registrar as demandas, trazendo-as para a Câmara e retornando com as respostas. O segundo envolve a realização da sessão diretamente no local, promovendo um contato mais próximo e efetivo com a população”, detalha.
O presidente destaca o programa como uma das prioridades de sua gestão. Como exemplo, relembra que, no dia de sua posse, já realizou a primeira edição da Câmara Itinerante do ano, transmitindo parte da cerimônia em um espaço aberto, no estacionamento da CMV. Para 2025, a meta é levar o programa às nove microrregiões de Vitória.
“O cidadão que está na ponta está preocupado com sua rua, com seu bairro e com sua cidade. Muitas vezes, ele enfrenta dificuldades para estabelecer contato com o vereador em quem confiou e depositou sua representatividade”, ressaltou Goggi.
A entrevista completa com o novo presidente da CMV vai ao ar em breve nos canais da ES Brasil.
Fonte do Conteudo: Robson Maia – esbrasil.com.br